Tesouro gelado
01 de junho de 2004

Projeto russo para retirar petróleo de plataforma ártica causa apreensão entre os cientistas. Com o anúncio final dos planos exploratórios, pesquisadores que estudam aves na região divulgam cuidados que precisam ser tomados em caso de acidentes

Tesouro gelado

01 de junho de 2004

Agência FAPESP - A Rússia anunciou que está pronta para começar a exploração de petróleo no Oceano Ártico. A operação vai ocorrer no Mar de Barentes, a 60 quilômetros do litoral russo, em região que fica coberta por gelo a maior parte do ano. A estimativa é que a produção anual do novo campo chegue a 7,5 milhões de toneladas por ano.

Os cientistas que fazem pesquisas na região, principalmente ornitólogos, estão apreensivos. Segundo eles, os planos de segurança, em caso de desastres ecológicos, precisam ser melhor formatados. A Baia de Pechora, onde os poços serão perfurados, é uma importante rota migratória de aves.

Entre as sugestões dadas pelos pesquisadores está o monitoramento via satélite das tubulações por onde o óleo vai correr. Com essas medidas, acreditam os cientistas, qualquer vazamento poderá ser rapidamente detectado e controlado. A preparação das equipes para contornar catástrofes também é considerada vital.

Além das aves, peixes e mamíferos vivem em abundância na região, mas ainda não houve sugestões de como o impacto da exploração petrolífera poderá ser minimizado. Para tentar reduzir a polêmica, as empresas russas que vão operar na área afirmaram que estão trabalhando com o princípio de resíduo zero. Isto siginifica, segundo eles, que nenhum tipo de agente poluidor será liberado no ambiente.