Evento na Unicamp recebe até 20 de setembro inscrições de estudantes de pós-graduação (Wikimedia)

Teoria da informação é tema de Escola SP de Ciência Avançada
13 de junho de 2014

Evento na Unicamp recebe até 20/09 inscrições de estudantes de pós-graduação

Teoria da informação é tema de Escola SP de Ciência Avançada

Evento na Unicamp recebe até 20/09 inscrições de estudantes de pós-graduação

13 de junho de 2014

Evento na Unicamp recebe até 20 de setembro inscrições de estudantes de pós-graduação (Wikimedia)

 

Agência FAPESP – O Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) realizará, de 19 a 30 de janeiro de 2015, uma Escola São Paulo de Ciência Avançada (ESPCA) sobre codificação e teoria da informação, a SPCoding School.

O programa ESPCA, da FAPESP, oferece apoio para a organização de cursos de curta duração em pesquisa avançada nas diferentes áreas do conhecimento no Estado de São Paulo.

Ao longo de duas semanas, a SPCoding School reunirá pesquisadores e alunos de pós-graduação – do Brasil e do exterior – das áreas de Matemática, Engenharia Elétrica e Ciência da Computação para cursos de introdução ao tema (na primeira semana) e cursos avançados (na segunda semana).

Os cursos introdutórios são destinados a estudantes com formação consistente em Matemática, mas não necessariamente com familiaridade aos temas de codificação e teoria da informação. Além de minicursos e palestras, os participantes farão partes de grupos para tentar resolver problemas de pesquisa em aberto.

“Esperamos, com a escola, atrair para a área de pesquisa mais estudantes brasileiros, atrair ao Brasil jovens pesquisadores de outros países e estabelecer mais parcerias com pesquisadores de grandes centros”, disse Marcelo Firer, coordenador da SPCoding School.

Entre os professores estrangeiros convidados estão lideranças destacadas da área, incluindo Alexander Barg, da Maryland University, nos Estados Unidos; Amin Shokrollahi e Rudiger Urbanke, da École Polytechnique Fédérale de Lausanne (EPFL), na Suíça; Chandra Nair, da Chinese University of Hong Kong, na China; Emmanuel Abbe, da Princeton University, nos Estados Unidos; Frédérique Oggier, da Nanyang Technological University, em Cingapura; Henk Van Tilborg, da Technische Universiteit Eindhoven (TU/e), na Holanda; João Barros, da Universidade do Porto, em Portugal; Michelle Effros, da Caltech, nos Estados Unidos; e Ram Zamir, da Tel Aviv University, em Israel.

Até 90 alunos – metade de universidades brasileiras e metade de instituições estrangeiras – terão cobertas as despesas com deslocamento, hospedagem e alimentação. As aulas e todas as atividades serão exclusivamente em inglês.

O prazo para inscrições termina em 20 de setembro de 2014.

Mais informações: www.ime.unicamp.br/spcodingschool/apply_now.html

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.