Pesquisador britânico afirma que é impossível existir vida complexa em Marte
(foto:NASA)

Tempo de oxigenação
22 de junho de 2005

David Catling, cientista da Nasa e autor de um recente estudo sobre astrobiologia, fala à Agência FAPESP da dificuldade de existir vida em outros sistemas solares, como menores quantidades de oxigênio

Tempo de oxigenação

22 de junho de 2005

Pesquisador britânico afirma que é impossível existir vida complexa em Marte
(foto:NASA)

Agência FAPESP - Energia e tempo suficiente para acumular grandes quantidades de oxigênio na atmosfera e nos oceanos. Para David Catling, do Departamento de Ciências da Terra da Universidade de Bristol, no Reino Unido, essa é a receita para o desenvolvimento de vida complexa.

"Os animais apenas podem existir na Terra, dentro do nosso Sistema Solar, porque aqui existe oxigênio atmosférico suficiente", disse Catling à Agência FAPESP. "E isso ocorreu apenas nos últimos 600 milhões de anos. Nos primeiros 4 bilhões, o planeta não tinha oxigênio suficiente para o desenvolvimento da vida animal.

Essa questão temporal, segundo o cientista britânico que também está envolvido com as missões em Marte da Nasa, a agência espacial norte-americana, é a grande chave para explicar por que a vida prosperou apenas sob atmosferas específicas. "É difícil encontrar muito oxigênio nos planetas. Conseqüentemente, será muito difícil encontrar vidas complexas em outros sistemas", afirma.

A ausência de acúmulo de oxigênio ao redor de outros sóis é complicada, segundo o cientista, porque nem sempre se teve o mesmo tempo que a Terra contou até hoje. Se o planeta orbita um astro que vive pouco tempo, e não os 4,6 bilhões do Sol, não existe tempo para o oxigênio se acumular e, portanto, as formas complexas de vida também não vão se desenvolver.

No caso de Marte, por exemplo, a realidade ajuda a corroborar a hipótese apresentada pelo pesquisador britânico em um artigo na revista Astrobiology de junho. "As vidas mais simples, como os micróbios, podem viver sem oxigênio. É possível que formas como essa sejam encontradas na superfície de Marte", disse.

Mesmo estando dentro do Sistema Solar, Catling é categórico em afirmar: "Em Marte, não existe oxigênio suficiente acumulado na atmosfera. Lá, portanto, não existe nenhum tipo de vida complexa".