Projeto cria automóvel à prova de colisões contra pedestres. O sistema processa os dados obtidos a partir de radares, câmeras de vídeo e de infravermelho
Projeto cria automóvel à prova de colisões contra pedestres. O sistema processa os dados obtidos a partir de radares, câmeras de vídeo e de infravermelho
Várias empresas do setor automobilístico, com base no programa de pesquisa Information Society Technologies (IST), da Comunidade Européia, reuniram-se para desenvolver um sistema tecnológico que alerta o motorista e consegue frear o carro sozinho quando a colisão com uma pessoa ou uma bicicleta for inevitável. Todos os anos na Europa mais de 200 mil pessoas ficam feridas por esse tipo de acidente. Outras 9 mil morrem.
Sob coordenação da francesa Faurecia, o projeto Sensores e sistemas de arquitetura para a proteção de pedestres (Save-U) conta com a participação da Siemens VDO, CEA, DaimlerChrysler, Mira e Volkswagen. Os testes feitos no Reino Unido em veículos Mercedes E Class e Passat mostraram que a tecnologia tem boas condições de ser comercializada.
No protótipo desenvolvido, os técnicos instalaram aparelho de radar, câmera de vídeo e outra câmera para perceber raios infravermelho, além de vários tipos de sensores. Em questão de segundos, o sistema calcula o movimento do pedestre e o relaciona com a chamada "zona de captura". Tudo isso para objetos que estejam a pelo menos 30 metros de distância.
Em seguida, as câmeras instaladas no automóvel acompanham o movimento do corpo identificado. Ao correlacionar as informações com a do radar (que fornece a distância e a velocidade), é possível analisar com mais precisão a situação. O sistema foi programado para simplesmente alertar o motorista ou até mesmo frear o carro automaticamente se não houver outra maneira de escapar do acidente.
Segundo os cientistas que participaram do desenvolvimento da tecnologia pré-colisão, ela pode funcionar inclusive à noite e nos dias de chuva. Em termos computacionais, os maiores desafios foram desenvolver um sistema robusto, capaz de acompanhar um ser humano ou uma bicicleta.
Outro desafio é evitar que a plataforma dê alarmes falsos, ou provoque a freada do carro sem necessidade. Por isso, ainda existe uma distância bem grande, afirmam os técnicos, entre a inovação tecnológica e as ruas das cidades européias.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.