Escola de Verão da USP de São Carlos é destinada a meninas interessadas em tecnologia; as inscrições podem ser feitas durante evento on-line amanhã (10/01)
Escola de Verão da USP de São Carlos é destinada a meninas interessadas em tecnologia; as inscrições podem ser feitas durante evento on-line amanhã (10/01)
Agência FAPESP – Meninas de 8 a 18 anos interessadas em tecnologia, inovação e empreendedorismo poderão participar da oitava edição da Technovation Summer School for Girls (TechSchool), que acontecerá entre 21 de fevereiro e 21 de abril de 2026, em São Carlos.
A TechSchool é promovida pelo o Grupo de Alunas de Ciências Exatas (Grace) do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC-USP), campus de São Carlos.
Totalmente gratuita, a iniciativa tem como objetivo ensinar métodos inovadores e desenvolver competências para a conceitualização, o desenvolvimento e a comercialização de aplicativos móveis que ajudem a solucionar problemas da comunidade. Ao longo da formação, as participantes aprendem todas as etapas necessárias para criar seus próprios aplicativos para celular.
Ao final da escola, a expectativa é de que os projetos desenvolvidos pelas alunas sejam apresentados no Technovation Girls, uma competição internacional que reúne iniciativas lideradas por meninas e jovens de diversos países.
As inscrições poderão ser realizadas amanhã (10/01), a partir das 14 horas, durante uma transmissão ao vivo no canal do Grace no YouTube. Para participar do processo seletivo, as interessadas devem ter em mãos informações como o e-mail do Gmail, RG e CPF (se houver), além dos dados do responsável legal. Também será solicitado um vídeo de motivação, com até dois minutos de duração.
A seleção das participantes levará em conta a ordem de inscrição e a motivação apresentada nos vídeos enviados pelas candidatas.
As atividades da escola são realizadas no ICMC-USP, que fica na av. Trab. São Carlense, 400, Centro, São Carlos, SP.
A TechSchool também necessita de voluntários para contribuir com o desenvolvimento das jovens participantes. Para se tornar um mentor ou uma mentora, o interessado deve ser estudante de graduação ou de pós-graduação, profissional da área de educação ou trabalhar em áreas como tecnologia, engenharia, negócios, comunicação e empreendedorismo. A inscrição para a monitoria segue aberta até 18 de janeiro e pode ser feita por formulário on-line.
Mais informações: https://grace.icmc.usp.br/techschool2026/index.html.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.