Superintendente do Ipen é empossado
16 de abril de 2008

Nilson Dias Vieira Junior, ex-conselheiro da FAPESP, assume nesta quarta-feira (16/4) o cargo de superintendente do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Superintendente do Ipen é empossado

Nilson Dias Vieira Junior, ex-conselheiro da FAPESP, assume nesta quarta-feira (16/4) o cargo de superintendente do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

16 de abril de 2008

 

Agência FAPESP – O físico Nilson Dias Vieira Junior assume nesta quarta-feira (16/4) o cargo de superintendente do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen). A cerimônia será realizada no instituto às 16h30 e contará com a presença do ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, e do presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), Odair Dias Gonçalves, entre outras autoridades.

Vieira ocupava o cargo de gerente do Centro de Lasers e Aplicações do Ipen, unidade de pesquisa na área de lasers aplicados à medicina, odontologia, indústria e meio ambiente. Foi membro do Conselho Superior da FAPESP de 2000 a 2006, conselheiro da USP por dois mandatos e conselheiro da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Coordenou o desenvolvimento de um laser de altíssima potência (terawatt), único no hemisfério Sul. Criou e coordenou o curso interdisciplinar de mestrado profissionalizante de lasers em odontologia (1999), hoje com nota máxima de avaliação na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O Ipen é uma autarquia estadual gerida pela CNEN, órgão vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia. Caracteriza-se pela multidisciplinaridade em suas atividades em áreas como radiofármacos, células a combustível, biotecnologia, química e meio ambiente, materiais, lasers, reatores nucleares de pesquisa, combustíveis nucleares, tecnologia das radiações, engenharia nuclear e segurança radiológica.

Também será empossado o físico Marcos Nogueira Martins no cargo de diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da CNEN. Martins é doutor em física pela Universidade de São Paulo e tem pós-doutorado pelo National Institute of Standards and Technology, nos Estados Unidos.


  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.