Cecília Toloza, do Projeto Clicar
Programas para jovens carentes do Rio, Recife e São Paulo são apresentados na 55ª SBPC
Programas para jovens carentes do Rio, Recife e São Paulo são apresentados na 55ª SBPC
Cecília Toloza, do Projeto Clicar
De acordo com Isabel Mendes, coordenadora do projeto, a iniciativa abriu novas perspectivas para os jovens, que passaram a vislumbrar a possibilidade de escolher carreiras e profissões de nível superior. Para fazer o curso, os jovens recebem bolsas de R$ 145,00, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro (Faperj) e da Fiocruz.
Cecília Toloza apresentou o Projeto Clicar, que trabalha com crianças em situação de rua na Estação Ciência, da Universidade de São Paulo (USP). Em 2002, o Clicar atendeu cerca de 900 crianças. No projeto os meninos e meninas de rua utilizam o computador como ferramenta para ter acesso ao conhecimento e aprimorar habilidades, como a leitura e a escrita.
O programa não trabalha com horários ou programas, oferecendo um acompanhamento individualizado para os adolescentes, pelo tempo em que desejem permanecer ali. Alguns dos jovens que freqüentam o programa, existente desde 1998, já estão, hoje, produzindo uma revista eletrônica.
Por fim, foi apresentado o projeto Click Cidadão, do Espaço Ciência, de Recife, que tem por objetivo oferecer noções de meio ambiente, informática e cidadania a jovens carentes, em um sistema parecido com a Estação Ciência. Desde 1998, o programa já atendeu 735 jovens.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.