Sincronia climática
05 de abril de 2004

Pesquisa publicada pela Sociedade Geológica dos EUA mostra que as idades do gelo chegaram praticamente ao mesmo tempo em grande parte do planeta. A distribuição de calor feita pelos oceanos ocorreu mais lentamente do que se imaginava

Sincronia climática

05 de abril de 2004

Agência FAPESP - Mais um debate científico no campo das mudanças climáticas está aberto. Uma pesquisa que acaba de ser divulgada mostra que pelo menos as duas últimas grandes glaciações ocorreram praticamente de forma simultânea nos hemisférios Sul e Norte. O estudo, liderado pelo norte-americano Michael Kaplan, da Universidade de Edinburgh, no Reino Unido, foi publicado na edição de março do boletim da Sociedade de Geologia dos Estados Unidos.

O estudo causa um ponto de viragem. A tese mais aceita até agora pelos estudiosos de paleoclimas é que a ampla distribuição do calor proveniente do Sol pelos oceanos era um mecanismo primário de alterações climáticas no passado. Com os novos resultados, surge um ponto de interrogação diferente.

"É surpreendente perceber que o clima no hemisfério Sul sofreu um rápido resfriamento durante um período em que a região recebia uma alta dose de radiação solar", disse o também norte-americano Brad Singer, da Universidade de Wisconsin-Madison, co-autor do trabalho. "Entretanto, essa rápida sincronia da temperatura atmosférica entre os hemisférios polares realmente ocorreu durante as duas maiores fases de glaciações registradas na Terra."

Para chegar aos resultados analisados, os cientistas utilizaram uma técnica inédita. A partir de amostras coletadas num deserto nos Andes, eles identificaram quais as alterações físico-químicas que aquelas rochas haviam sofrido em relação à exposição aos raios cósmicos.

A última grande fase de glaciação sobre os Andes – e também sobre o planeta – começou há 22 mil anos, de acordo com as análises. O clima deixou de ficar gelado há aproximadamente 16 mil anos. Os cientistas acreditam que a distribuição de calor pelos oceanos ocorreu de forma mais lenta do que se imaginava. Isso permitiu que as temperaturas fossem reduzidas com muito mais velocidade, ao menos nas épocas de glaciação.