Lula e Putin participaram da assinatura do acordo que deverá levar o tenente coronel Pontes ao espaço (foto: AEB)

Sinal verde para voar
19 de outubro de 2005

Brasil e Rússia assinam acordo para levar o primeiro brasileiro ao espaço. Após sete anos de treinamento na Nasa, Marcos Cesar Pontes deverá seguir em março rumo à Estação Espacial Internacional

Sinal verde para voar

19 de outubro de 2005

Agência FAPESP - Após longa espera, o tenente coronel Marcos Cesar Pontes deverá se tornar o primeiro astronauta brasileiro em 2006. Ou cosmonauta, pois seguirá pela agência russa e não mais pela Nasa, a agência espacial norte-americana onde se preparou por sete anos.

O presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Sergio Gaudenzi, e o presidente da Agência Espacial Russa (Roskosmos), Anatoli Perminov, assinaram na terça-feira (18/10) o acordo para levar Pontes ao espaço. Na assinatura, estiveram presentes também Pontes, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente da Rússia, Vladimir Putin.

Segundo a AEB, a previsão é que ele embarque no dia 22 de março, em uma nave Soyuz, rumo à Estação Espacial Internacional (ISS). O brasileiro deverá ficar oito dias na ISS, para fazer experimentos científicos em ambiente de microgravidade.

Os experimentos envolverão as áreas de bioquímica, transferência de calor, cinética de enzimas, cristalização de proteínas e de semicondutores e de difusão térmica. Pertencem a instituições de pesquisa brasileiras e formam uma carga de 15 quilos, que seguirá com o o brasileiro.

Pontes ficará até março na Rússia, onde fará o treinamento para adaptação à nave Soyuz no Centro de Preparação de Cosmonautas Yury Gagarin, mais conhecido como Cidade das Estrelas, próximo a Moscou. Os demais conhecimentos necessários para participar da missão foram adquiridos durante o treinamento realizado no Centro Espacial Johnson, da Nasa, iniciado em 1998.

Depois de ter concluído seu treinamento, a missão do brasileiro foi adiada por decisão da Nasa em interromper os vôos ao espaço, em seguida ao acidente com o ônibus espacial Columbia, em fevereiro de 2003, que resultou na morte de sete pessoas.

Para o presidente da AEB, a ida de Pontes irá além do conhecimento para realizar as pesquisas. "Os estudos das universidades brasileiras e o vôo do astronauta, num ano especial para o Brasil, de comemoração do centenário do vôo de Santos Dumont com o 14 Bis, despertarão a atenção da população para a importância do programa espacial. Os resultados e seus benefícios têm aplicação direta para a sociedade", afirmou.

De acordo com a AEB, o relacionamento do Brasil com a Rússia na área espacial vem de 1988 e tem se estreitado com a contratação de assessoria técnica russa para o lançamento do próximo Veículo Lançador de Satélites (VLS-1). Outro ponto é um memorando que abre a possibilidade de cooperação no desenvolvimento de foguetes lançadores e de satélites.

Mais informações: www.aeb.gov.br