O período de inscrições vai de 7 de janeiro a 4 de fevereiro de 2025 (foto: NCI/Unplash)
Chamadas buscam ampliar a participação de negros e indígenas em posições de destaque na carreira científica
Chamadas buscam ampliar a participação de negros e indígenas em posições de destaque na carreira científica
O período de inscrições vai de 7 de janeiro a 4 de fevereiro de 2025 (foto: NCI/Unplash)
Agência FAPESP – O Instituto Serrapilheira lançou duas novas chamadas públicas de apoio a jovens cientistas do Brasil. O investimento totaliza R$ 8,4 milhões, a serem utilizados tanto no pagamento de bolsas quanto no financiamento de pesquisas. O período de inscrições vai de 7 de janeiro a 4 de fevereiro de 2025.
A oportunidade contemplará cientistas com vínculo permanente em instituições e também pós-doutorandos negros e indígenas sem vínculo.
Serão selecionados até 16 pesquisadores nas duas iniciativas. O objetivo é criar condições para que os aprovados desenvolvam suas pesquisas com recursos financeiros flexíveis e autonomia. Outro foco é ampliar a participação de negros e indígenas em posições de destaque na carreira científica.
Embora lançados juntos, os editais têm características diferentes. A 8ª chamada pública de apoio à ciência é voltada a cientistas em fase de consolidação de carreira com projetos nas áreas de ciências naturais (ciências da vida, física, geociências e química), matemática e ciência da computação.
Já a 3ª chamada de apoio a pós-doutorandos negros e indígenas em ecologia, realizada com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), é exclusiva para pesquisadores que buscam fazer o pós-doutorado na área de ecologia.
Para se inscrever, os candidatos devem acessar o portal de submissão de propostas do Serrapilheira a partir do dia 7 de janeiro.
Mais informações: https://tinyurl.com/m54xc72d e https://tinyurl.com/mrzn7mua.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.