Reportagens trarão entrevistas com pesquisadores que tiveram a fotografia como tema de trabalhos de mestrado e doutorado (Foto: Unicamp)
Projeto prevê a produção e veiculação de conteúdos televisivos gerados no âmbito da universidade
Projeto prevê a produção e veiculação de conteúdos televisivos gerados no âmbito da universidade
Reportagens trarão entrevistas com pesquisadores que tiveram a fotografia como tema de trabalhos de mestrado e doutorado (Foto: Unicamp)
Agência FAPESP – A veiculação da série de reportagens Fotografia Plural no Canal Futura a partir do próximo dia 20 (quarta-feira, às 23h10) inaugura a parceria RTV-Unicamp/Futura para a produção e veiculação de conteúdos televisivos gerados no âmbito da universidade.
O projeto consiste, inicialmente, em seis entrevistas com pesquisadores que têm na fotografia seu objeto de estudo. São resultados de trabalhos de mestrado, de doutorado, de publicações de livros e de pesquisas pontuais que abordam a fotografia em suas diferentes formas de concepção, produção e aplicação.
“Essa série mostra trabalhos a partir de reflexões em que a fotografia pode ser vista como arte, documento, denúncia, relato, verdade, mentira, sentimento, história, memória. A pluralidade inerente à imagem fotográfica pauta a realização dessa série”, afirma o jornalista e idealizador do projeto, Amarildo Carnicel, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Com duração de seis minutos, cada reportagem dá voz ao autor da pesquisa e ganha em conteúdo com a narração baseada em fontes escritas e visuais em que as imagens vão muito além da mera ilustração.
A série de reportagens
Fotofilmes – A reportagem mostra que imagens estáticas somadas a movimentos de câmera e ingredientes sonoros podem se transformar, ganhar vida e novos significados. O trabalho toma como base a pesquisa de mestrado de Érico Elias, realizada no Instituto de Artes da Unicamp.
Fotobiografias – O vídeo é baseado na história de cinco idosos anônimos, na faixa dos 80 anos, que abriram seus baús e fizeram suas revelações. O trabalho focaliza pesquisas de mestrado e doutorado realizadas no Instituto de Artes da Unicamp pela jornalista Fabiana Bruno.
Fotógrafo-turista – A entrevista mostra que as fotografias de viagem não são meras ilustrações dos relatos sobre os lugares visitados. Esse é o tema da reportagem a partir da tese de doutorado da pesquisadora Lívia Aquino, defendida no Instituto de Artes da Unicamp.
Fotojornalismo – No jornalismo, a fotografia é frequentemente vista como um recorte do factual. Na busca pela representação da verdade, caberia ao fotógrafo evidenciar em imagens aquilo que a notícia imprime. A discussão proposta nesse vídeo baseia-se na tese de doutorado do jornalista Celso Bodstein, defendida no Instituto de Artes da Unicamp.
Fotógrafo V8 – É impossível falar do passado de Campinas sem mencionar o nome de Aristides Pedro da Silva, mais conhecido como V8. Esse é o tema dessa reportagem baseada na dissertação de mestrado de Renata Teixeira, realizada no Instituto de Artes da Unicamp.
Carnaval em branco e negro – Fotografias e histórias orais que contam a trajetória do Carnaval paulistano entre os anos de 1914 e 1988 são os pilares desse vídeo realizado a partir do livro Carnaval em Branco e Negro, da socióloga Olga von Simson.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.