Série de vídeos divulga pesquisas brasileiras contra a COVID-19 | AGÊNCIA FAPESP

Série de vídeos divulga pesquisas brasileiras contra a COVID-19 Iniciativa do LAbI-UFSCar tem o objetivo de conferir visibilidade à produção nacional e promover a aproximação entre ciência e públicos diversos (imagem: divulgação)

Série de vídeos divulga pesquisas brasileiras contra a COVID-19

19 de outubro de 2020

Agência FAPESP * – O Laboratório Aberto de Interatividade para a Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico da Universidade Federal de São Carlos (LAbI-UFSCar), em parceria com o Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), lançou uma série de vídeos voltada à divulgação de esforços da comunidade científica brasileira em todas as áreas do conhecimento no enfrentamento da pandemia de COVID-19.

O CDMF é um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) financiado pela FAPESP e sediado na UFSCar.

Intitulada “Ciência contra a COVID-19”, a série traz os próprios pesquisadores apresentando o seu trabalho, em episódios de cerca de cinco minutos veiculados semanalmente no site e nas redes sociais do LAbI.

Os três primeiros episódios já estão no ar. Na estreia, Marilaine Colnago, integrante do grupo de pesquisa Visualization, Image and Smart Energy, vinculado à Universidade Estadual Paulista (Unesp), apresenta a plataforma de visualização de dados sobre a pandemia “SP COVID-19 Info Tracker”.

No segundo episódio, Aline Sommerhalder, docente da UFSCar, fala de pesquisa em desenvolvimento sobre o espaço de brincadeiras com crianças de 1 a 10 anos no contexto da pandemia.

No episódio mais recente, Luís Felipe Cesar da Rocha Bueno, docente da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), trata sobre a Sala Planejada, ferramenta desenvolvida para estimar a distância segura entre pessoas em salas de aula e outros locais.

Os vídeos da série “Ciência contra a COVID-19” são gravados pelos próprios pesquisadores e finalizados pela equipe do LAbI. As pessoas interessadas em participar podem entrar em contato pelo e-mail producao.labi@gmail.com, para orientações.

*Com informações de Mariana Rodrigues Pezzo, da UFSCar.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.


Assuntos mais procurados