Cientistas europeus terminam o seqüenciamento completo do genoma da Propionibacterium acnes (foto: Un.Wisconsin-Madison)

Seqüenciada bactéria da acne
30 de julho de 2004

Cientistas europeus terminam o seqüenciamento completo do genoma da Propionibacterium acnes, responsável pelo tipo mais comum de doença de pele, que afeta cerca de 80% dos adolescentes

Seqüenciada bactéria da acne

30 de julho de 2004

Agência FAPESP - Cientistas europeus terminaram o seqüenciamento completo do genoma da bactéria que causa a acne, o tipo mais comum de doença de pele, que afeta cerca de 80% dos adolescentes.

Segundo o grupo liderado por Holger Brüggemann, da Universidade de Göttingen, na Alemanha, o genoma da Propionibacterium acnes é a base para descobrir medicamentos para a acne e outras doenças ligadas à bactéria. O estudo foi publicado na edição de 30 de julho da revista Science.

A P. acnes costuma habitar a pela humana, onde vive sem provocar dano algum dentro de glândulas que secretam óleo em folículos capilares. O problema é que a bactéria também tem uma função importante no desenvolvimento da acne – doença de natureza inflamatória que compromete formações cutâneas pilosas e sebáceas – por meio de vários mecanismos.

Os cientistas descobriram que a P. acnes tem 2.333 genes e identificaram produtos genéticos que estão ligados à capacidade do micróbio em atacar e destruir componentes na pele humana. Entre esses produtos estão substâncias que podem estar envolvidas na inflamação que ocorre na acne e em outras doenças relacionadas à bactéria.

"A seqüência genômica revela claramente muitas proteínas envolvidas com a capacidade de a P. acnes colonizar e viver na pele humana, bem como um potencial pronunciado para sobreviver a diferentes situações. Essa capacidade ajuda a explicar a preponderância da bactéria e os potenciais problemas causados por ela", disseram os autores.

O artigo The complete genome sequence of propionibacterium acnes, a commensal of human skin, de autoria de Holger Brüggemann, Anke Henne, Frank Hoster, Heiko Liesegang, Arnim Wiezer, Axel Strittmatter, Sandra Hujer, Peter Dürre e Gerhard Gottschalk, pode ser lido no site da revista Science, em www.sciencemag.org