Cientistas da Universidade de York calculam que o aumento do ozônio na atmosfera provocou um prejuízo de cerca de 360 milhões de reais aos produtores de trigo do Reino Unido em uma única safra
(foto: Nasa)

Sensíveis ao ozônio
21 de dezembro de 2004

Pesquisadores da Universidade de York calculam que o aumento do ozônio na atmosfera provocou um prejuízo de cerca de R$ 360 milhões aos produtores de trigo do Reino Unido em uma única safra

Sensíveis ao ozônio

21 de dezembro de 2004

(foto: Nasa)

Agência FAPESP - Apesar de ocorrer naturalmente na atmosfera e de ser importante para preservar a vida na Terra, o ozônio – em altas concentrações e, principalmente, em baixas altitudes – vem causando prejuízos não apenas para o homem, mas também para as plantações.

A partir de um modelo matemático desenvolvido para o estudo, técnicos do Instituto do Ambiente da Universidade de York, no Reino Unido, transformaram o impacto negativo do ozônio nas plantações de batata e trigo do país em cifras. Os números são correspondentes a uma única safra.

Segundo os cálculos, os produtores de trigo tiveram um prejuízo de 70 milhões de libras (cerca de R$ 360 milhões), enquanto os de tomate perderam 14 milhões de libras (cerca de R$ 72 milhões) somente na safra analisada. O estudo levou em consideração apenas o prejuízo efetivo detectado. Efeitos como folhas estragadas ou a baixa qualidade dos produtos não foram considerados.

Nos próximos meses, serão divulgarão dados sobre o impacto do ozônio em plantações de milho, tomate, couve-flor e beterraba, também no Reino Unido. Segundo os pesquisadores, a relação entre ozônio e prejuízo financeiro é importante por oferecer uma dimensão também econômica a um problema cada vez mais grave.