"Responsabilidades das empresas na preservação de suas próprias memórias" e "Como as instituições preservacionistas estão tratando a memória empresarial" serão os enfoques temáticos no evento no dia 21 de agosto, na FEA-USP
"Responsabilidades das empresas na preservação de suas próprias memórias" e "Como as instituições preservacionistas estão tratando a memória empresarial" serão os enfoques temáticos no evento no dia 21 de agosto, na FEA-USP
O seminário será voltado à discussão da preservação da memória do pioneirismo empreendedor no Brasil e faz parte de um programa museológico que tem a sua origem no projeto editorial “Pioneiros & Empreendedores – a Saga do Desenvolvimento no Brasil”, concebido com o objetivo de valorizar a importante contribuição dos empresários pioneiros na construção da sociedade brasileira.
No seminário serão abordados dois enfoques temáticos: as responsabilidades das empresas pela preservação de suas próprias memórias; e como as instituições preservacionistas estão tratando a memória empresarial. Pretende-se também, com a colaboração dos expositores, instaurar elos de articulação entre aqueles que reconhecem a importância do protagonismo empreendedor no Brasil.
O professor Jacques Marcovitch (FEA-USP) fará a apresentação do projeto, ao lado de Maria Cristina Oliveira Bruno, responsável pela pesquisa e projeto editorial, e de Maria Ignez Mantovani Franco, que cuidou da metodologia de trabalho.
Em seguida, serão realizadas duas mesas-redondas, com a participação de representantes de centros de documentanção e acervos de instituições e empresas como o Museu Histórico Nacional, Museu Paulista, Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico de São Paulo, Museu da Pessoa, Sadia, Klabin, Gerdau, Nestlé e Bunge.
Mais informações e inscrições: pioneiros@usp.br
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.