Evento organizado pela FAPESP e pelo Instituto do Legislativo Paulista será transmitido pelo YouTube na segunda-feira. As inscrições estão abertas (imagem: Pixabay)

Seminário debaterá estratégias para criar ambientes de inovação nos municípios
21 de outubro de 2022

Evento organizado pela FAPESP e pelo Instituto do Legislativo Paulista será transmitido pelo YouTube na segunda-feira. As inscrições estão abertas

Seminário debaterá estratégias para criar ambientes de inovação nos municípios

Evento organizado pela FAPESP e pelo Instituto do Legislativo Paulista será transmitido pelo YouTube na segunda-feira. As inscrições estão abertas

21 de outubro de 2022

Evento organizado pela FAPESP e pelo Instituto do Legislativo Paulista será transmitido pelo YouTube na segunda-feira. As inscrições estão abertas (imagem: Pixabay)

 

Agência FAPESP – Projetos de pesquisa e de políticas públicas que favorecem a criação de ambientes de inovação nos municípios serão apresentados na próxima segunda-feira (24/10), em mais um evento do Ciclo ILP-FAPESP de Ciência e Inovação. Os participantes vão debater particularidades de quatro modelos que convergem para essa mesma temática. Todos trabalham com a criação de polos de tecnologia, distritos de inovação, parques tecnológicos e incubadoras de empresas, cuja finalidade é promover o desenvolvimento econômico e social das comunidades em que são instalados.

Newton Frateschi, membro do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Campinas e professor do Instituto de Física Gleb Wataghin da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), contará como foi desenvolvido e os resultados obtidos no ecossistema de inovação de Campinas. Ele apontará as ações estruturantes, de regionalização, pertencimento e de transformação digital que confluíram para o desenvolvimento urbano inteligente. Serão destacadas propostas de ações futuras a serem adotadas pelo poder público para atrair talentos e fomentar a interação entre startups e instituições de ciência, tecnologia e inovação.

O ecossistema local de inovação para a reindustrialização do Brasil será o tema abordado por José Eduardo Fiates, diretor da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina e pesquisador da área de inovação. Ele fará uma exposição do percurso da evolução recente da economia brasileira e como ela se vincula à temática da inovação e do desenvolvimento industrial. Na sequência, apresentará um modelo de ecossistema e seu impacto para a economia e para a indústria. “Também faremos reflexões e provocações sobre caminhos, estratégias e escolhas a serem feitas para o Brasil e as regiões evoluírem na direção de experiências bem-sucedidas no âmbito mundial”, diz.

O administrador Heraldo Ourem apresentará a trajetória do Porto Digital, parque tecnológico pernambucano que atua nas áreas de tecnologia da informação e comunicação, economia criativa e futuro das cidades. Diretor de Inovação e Competitividade Empresarial do Porto Digital, ele contará como foi implementado o modelo de tripla hélice de interação entre governo, academia e empresas e como se deu a evolução dos negócios. “Com uma territorialidade singular entre os ambientes de inovação, ele representa a nova economia do Estado de Pernambuco”, diz.

E na sequência a professora da Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas Vera Monteiro falará do projeto de implantação de um distrito de inovação na zona oeste da capital paulista, próximo ao campus da Universidade de São Paulo (USP). A proposta contempla o Centro Internacional de Tecnologia e Inovação (CitiSP), já em fase adiantada de estruturação. O objetivo é atrair investimento privado e público para o desenvolvimento de negócios inovadores e da economia criativa. Detalhes do projeto podem ser conhecidos na plataforma digital de parcerias do Governo do Estado de São Paulo.

O ciclo de seminários on-line é organizado por meio de uma parceria entre o Instituto do Legislativo Paulista (ILP) e a FAPESP. O próximo evento será transmitido entre 15h e 17h15 pelo canal da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) no YouTube.

As inscrições podem ser feitas pelo site da Alesp.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.