SciELO assina parceria com o sistema Publons | AGÊNCIA FAPESP

Editores de periódicos da coleção SciELO Brasil terão acesso ao serviço Reviewer Connect de busca de pareceristas baseada em dados da Web of Science

SciELO assina parceria com o sistema Publons

26 de junho de 2019

Agência FAPESP – O programa Scientific Electronic Library Online (SciELO-FAPESP) fechou um acordo com o sistema Publons do Web of Science Group para apoio aos processos de revisão por pares.

Segundo o SciELO, os editores de periódicos da coleção SciELO Brasil terão acesso ao serviço Reviewer Connect de busca de pareceristas baseada em dados do Publons e da Web of Science, incluindo o SciELO, para ajudar a encontrar, filtrar e se conectar com os pareceristas mais pertinentes ao assunto dos manuscritos.

Os periódicos terão também acesso ao Serviço de Reconhecimento de Pareceristas do Publons, que atribui e registra o crédito apropriado aos pareceristas. Os serviços estarão à disposição dos periódicos indexados, independente da plataforma de gestão de manuscritos on-line utilizada pelo periódico.

Segundo Alex Mendonça, coordenador de Sistemas de Gestão de Manuscritos Online do SciELO, o acordo é parte do esforço do programa em fortalecer a capacidade editorial dos periódicos, em particular nos processos de avaliação de manuscritos.

“Ao oferecer acesso a uma base de pesquisadores qualificados e compatíveis com a pesquisa que está sendo avaliada, nossa expectativa é que a qualidade dos pareceres aumente e o tempo de tramitação diminua. Além disso, o reconhecimento aos pareceristas por meio do Publons é um passo importante rumo a uma avaliação por pares mais aberta e transparente, em consonância com o alinhamento do SciELO com as boas práticas de ciência aberta”, disse em comunicado do SciELO.

“Pode ser difícil para os editores encontrar pareceristas disponíveis com a expertise correta, e isso pode retardar o processo de publicação e descoberta. O Publons pode ajudar o SciELO a desenvolver periódicos científicos do Brasil, conectando editores, pareceristas e pesquisadores, e garantindo que os pareceristas obtenham reconhecimento pelo que fazem”, disse Andrew Preston, diretor do Publons.

O Publons também pode ser usado por pesquisadores para acompanhar as suas publicações, citações, revisões por pares e afiliações de periódicos em um só lugar.

Mais informações: www.scielo.org.

 
  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.


Assuntos mais procurados