Redução de emissões de CO2, projetos de energias renováveis, aumento de áreas verdes preservadas e compromisso de empresas com responsabilidade pós-consumo integram conjunto de ações previstas (GESP)

São Paulo anuncia estratégia para desenvolvimento sustentável
11 de junho de 2012

Redução de emissões de CO2, projetos de energias renováveis e aumento de áreas verdes preservadas integram conjunto de ações previstas

São Paulo anuncia estratégia para desenvolvimento sustentável

Redução de emissões de CO2, projetos de energias renováveis e aumento de áreas verdes preservadas integram conjunto de ações previstas

11 de junho de 2012

Redução de emissões de CO2, projetos de energias renováveis, aumento de áreas verdes preservadas e compromisso de empresas com responsabilidade pós-consumo integram conjunto de ações previstas (GESP)

 

Agência FAPESP – O Governo do Estado de São Paulo divulgou no dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, um conjunto de ações em prol da conservação, preservação e desenvolvimento sustentável. As ações envolvem diversas áreas.

Na cerimônia, realizada no Palácio dos Bandeirantes, também foi assinado um protocolo, em conjunto com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), para reduzir as emissões de dióxido de carbono no Estado de São Paulo e outro, em parceria com a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, para analisar projetos de energias renováveis.

Na área de Biodiversidade, São Paulo ganhará mais áreas verdes preservadas: novas Reservas Particulares do Patrimônio Natural e ampliação de Parques Estaduais, como o do Morro do Diabo e do Rio do Peixe. O objetivo é incrementar a proteção sobre remanescentes florestais que contemplam atributos naturais importantes, imprescindíveis para a preservação da biodiversidade regional.

Também será feita a ampliação do Jardim Botânico de São Paulo, com a aquisição de uma área contígua de 6,5 hectares de remanescente de Mata Atlântica nativa, colaborando com a preservação da flora, dos sítios históricos e dos afluentes formadores do histórico Riacho do Ipiranga.

Na área de Gestão Ambiental as ações compreendem uma resolução conjunta das secretarias do Meio Ambiente e da Fazenda, que institui um grupo de trabalho que terá como objetivo estudar adequações na legislação do Estado de São Paulo que possibilitem a implementação integral das Políticas Estaduais Ambientais de incentivo à gestão ambiental, como a Política Estadual de Mudanças Climáticas e o Plano de Controle de Poluição Veicular.

Outra novidade é o lançamento da “Estratégia para o Desenvolvimento Sustentável do Estado de São Paulo 2020”, que visa estabelecer metas setoriais para definir a ação do Governo do Estado até 2020.

A estratégia foi produzida no contexto da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (RIO+20) e foi pautada pelos principais temas da conferência. A estratégia destaca o papel da FAPESP em diversas áreas.

“No Estado de São Paulo concentram-se boa parte dos esforços de Pesquisa e Desenvolvimento do país, em temas relacionados ao desenvolvimento sustentável. A FAPESP criou e financia três amplos programas de pesquisa, que se alinham aos temas principais da Conferência e a Economia Verde: Bioenergia (BIOEN), Biodiversidade (BIOTA) e Mudanças Climáticas Globais (PFPMCG)”, descreve o documento divulgado pelo governo paulista.

Outra iniciativa é a assinatura de um protocolo de intenções da Secretaria do Meio Ambiente com a BM&F Bovespa para o desenvolvimento de procedimentos para comercialização de cotas de reserva legal na Bolsa de Valores de São Paulo.

Em Resíduos Sólidos, foram assinados novos termos de compromisso de responsabilidade pós-consumo com empresas e associações mais representativas dos setores de operadoras de telefonia celular, de pneus, de óleo lubrificante e de óleos comestíveis.

Os acordos atendem à Resolução SMA 38/2011, que diz que fabricantes e importadores de produtos e embalagens devem apresentar uma proposta de implantação de Programa de Responsabilidade Pós-consumo que indique um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outro ciclo produtivo, ou outra destinação final ambientalmente adequada.

“Estamos comemorando o Dia Mundial do Meio Ambiente por terra, mar e ar. São diversas iniciativas e muitas delas em parceria com a iniciativa privada. Um ganho para o meio ambiente e para todos nós. A obra-prima do estado é a felicidade das pessoas”, destacou o governador Geraldo Alckmin.

Mais informações: www.ambiente.sp.gov.br/verNoticia.php?id=1403.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.