Sabesp cria área de pesquisa e inovação
26 de maio de 2010

Nova superintendência coordenará estudos de tendências tecnológicas e definirá a carteira de projetos de pesquisa da companhia

Sabesp cria área de pesquisa e inovação

Nova superintendência coordenará estudos de tendências tecnológicas e definirá a carteira de projetos de pesquisa da companhia

26 de maio de 2010

 

Agência FAPESP – Para dar prosseguimento aos seus planos de expansão, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) criou uma nova superintendência: a de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação.

Segundo a Sabesp, a área será responsável, entre outras ações, por coordenar estudos de tendências tecnológicas, definir a carteira de projetos de pesquisa da companhia e captar recursos financeiros junto às agências de fomento. Além de possibilitar a melhoria de processos operacionais, permitirá que a empresa amplie seu portfólio de tecnologias a serem oferecidas no mercado.

Serão três departamentos: Prospecção Tecnológica e Propriedade Intelectual, Execução de Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação e Acervo e Normalização Técnica.

De acordo com a Sabesp, uma das primeiras ações desenvolvidas pela nova superintendência será a definição dos projetos de pesquisa a serem apoiados pela companhia em parceria com a FAPESP.

Em maio de 2008, as instituições assinaram um (acordo de cooperação), para o investimento em projetos de pesquisas científicas e tecnológicas na área de saneamento. Com validade de cinco anos e custo estimado de R$ 50 milhões, o contrato tem como objetivo desenvolver e financiar projetos para tratamento e distribuição de água e esgoto, monitoramento de qualidade da água, eficiência energética, entre outros temas.

Quarenta e seis projetos das principais instituições de pesquisa do Estado de São Paulo foram inscritos na primeira chamada pública do acordo (Chamada FAPESP 21/2009), que disponibilizou até R$ 10 milhões para apoio das propostas selecionadas.

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.