Ferramenta possibilita a comunicação simultânea entre diversos pontos com recursos de voz, imagem, compartilhamento de arquivos e bate-papo
Ferramenta possibilita a comunicação simultânea entre diversos pontos com recursos de voz, imagem, compartilhamento de arquivos e bate-papo
Na estréia, dia 22 de dezembro, foram conectados 27 pontos diferentes, com 16 deles compartilhando imagens. "A idéia é utilizar esse novo recurso de comunicação e oferecê-lo para a comunidade acadêmica", explicou Alexandre Grojsgold, diretor de operações da RNP.
O serviço de conferência é exclusivo da RNP, podendo ser acessado por meio do programa de navegação de qualquer computador conectado à internet e que disponha, necessariamente, de headset e, opcionalmente, de uma webcam.
"Trata-se de uma ferramenta de extrema utilidade, sobretudo em locais onde não há uma boa rede de videoconferência. O recurso tem grande aplicação para ensino a distância", disse Nelson Simões, diretor-geral da RNP.
Segundo a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, a aplicação foi utilizada pela primeira vez em 2004, como ferramenta que viabilizou o VideoconCiência nas Escolas, durante a primeira Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Na ocasião, mais de 800 alunos de cinco escolas públicas participaram de palestras com pesquisadores, envolvendo oito Estados.
Mais informações: www.rnp.br
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.