Os artigos estão disponíveis em três línguas: português, inglês e francês (imagem: reprodução)
Publicação vinculada a projeto apoiado pela FAPESP está disponível gratuitamente em formato digital
Publicação vinculada a projeto apoiado pela FAPESP está disponível gratuitamente em formato digital
Os artigos estão disponíveis em três línguas: português, inglês e francês (imagem: reprodução)
Agência FAPESP – Estimular e aprofundar as discussões sobre o som nas artes cênicas, promovendo reflexões que englobam tanto a experiência da escuta quanto a produção sonora na cena teatral. Este é o mote da Revista Brasileira de Estudos da Presença, publicação vinculada ao projeto “Arquivos Sonoros de Teatro”, que é financiado pela FAPESP e coordenado pela pesquisadora Rafaella Uhiara, da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).
“A publicação busca ampliar o entendimento sobre o papel central que o som desempenha na construção e na experiência da cena, considerando um espectro amplo e plural de manifestações cênicas, como criações radiofônicas, ópera, dança e práticas culturais diversas de diferentes países. Além disso, pretende incentivar o diálogo interdisciplinar, conectando perspectivas teóricas e práticas e contribuindo para o desenvolvimento de um vocabulário mais consistente para descrever os elementos sonoros no teatro”, explica à Agência FAPESP Claudia Maria Queiroz Lambach, membro da equipe do projeto e bolsista da FAPESP.
Segundo Lambach, a revista também tem o intuito de dar visibilidade aos trabalhos desenvolvidos pelos pesquisadores associados ao projeto, ressaltando aspectos importantes, como as inovações na pesquisa e a internacionalização, entre outros. “Queremos tornar esses estudos mais acessíveis, tanto para a comunidade científica quanto para o público em geral”, destaca.
O público-alvo inclui pesquisadores e profissionais das artes cênicas; artistas interessados em práticas sonoras no teatro, dança e performances; estudiosos das ciências humanas com interesse na intersecção entre som, cultura e performance; acadêmicos que investigam o conceito de presença e sonoridade nas artes; e grupos de pesquisa dedicados a estudos sonoros e sonologia.
A publicação aborda diversos tópicos, como artes cênicas, educação, antropologia, filosofia, história, processos criativos e artísticos, metodologias e abordagens inovadoras, debates polêmicos e reflexões atuais, publicações bilíngues e traduções, além de seções temáticas específicas.
A atual edição foi organizada por Uhiara, em conjunto com a pesquisadora Ana Wegner, também da ECA-USP.
Os artigos estão disponíveis em três línguas: português, inglês e francês. A revista pode ser lida em formato digital em: https://seer.ufrgs.br/presenca.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.