O jornalista Fabrício Marques, da revista Pesquisa FAPESP, recebeu a premiação (foto: divulgação)

Premiação
Revista Pesquisa FAPESP está entre os +Admirados da Imprensa de Saúde, Ciência e Bem-Estar 2023
06 de dezembro de 2023

Publicação foi vencedora do Prêmio Einstein na categoria Veículo Especializado em Jornalismo Científico

Premiação
Revista Pesquisa FAPESP está entre os +Admirados da Imprensa de Saúde, Ciência e Bem-Estar 2023

Publicação foi vencedora do Prêmio Einstein na categoria Veículo Especializado em Jornalismo Científico

06 de dezembro de 2023

O jornalista Fabrício Marques, da revista Pesquisa FAPESP, recebeu a premiação (foto: divulgação)

 

Agência FAPESP − A revista Pesquisa FAPESP foi vencedora do Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde, Ciência e Bem-Estar 2023 na categoria Veículo Especializado em Jornalismo Científico. A cerimônia de anúncio dos premiados foi realizada na segunda-feira (04/12) no Centro de Ensino e Pesquisa Albert Einstein − Campus Cecília e Abram Szajman, em São Paulo. A premiação é uma iniciativa do Hospital Israelita Albert Einstein com o apoio de Jornalistas&Cia.

A Agência FAPESP ficou entre os três finalistas na categoria Agência de Notícias, depois de levar o prêmio por dois anos consecutivos, em 2021 e 2022. Nesta edição, o prêmio ficou com a Agência Brasil.

Paula Felix, repórter de Saúde da Veja, foi eleita a +Admirada Jornalista de Saúde, Ciência e Bem-Estar 2023. Cláudia Collucci, da Folha de S.Paulo, premiada em 2022, foi novamente destaque nesta edição, com a segunda colocação geral e com o troféu de +Admirada Jornalista na Região Sudeste. Carolina Marcelino, da CNN Brasil, levou novamente o troféu pelo terceiro lugar. Adriana Farias, bolsista no Programa Jornalismo Científico da FAPESP, ficou em quarto lugar, e Vinicius Lisboa, da EBC, na quinta posição.

Drauzio Varella foi eleito o +Admirado Colunista e Luiza Caires, editora de Ciências do Jornal da USP, a +Admirada Jornalista Especializada em Ciência. Entre as publicações, além da Agência Brasil e da revista Pesquisa FAPESP, foram premiados a BBC News Brasil (Canal Digital), DrauzioCast (Podcast), Saúde em Foco/CBN (Programa de Rádio), Fantástico (Programa de TV), Portal Drauzio Varella (Site), Folha de S.Paulo (Veículo Impresso) e Superinteressante (Veículo Impresso Especializado), categoria na qual também concorria a revista Pesquisa FAPESP.

Débora Pratali, diretora de Comunicação Institucional do Einstein, valorizou o trabalho da imprensa de levar informação de qualidade e com responsabilidade para a população. “Precisamos estimular cada vez mais a cobertura de ciência e saúde no Brasil. A cobertura desse setor deve ser intensificada e ganhar mais destaque. A pandemia de COVID-19 nos mostrou ainda mais o valor do debate em saúde. E o que fez e faz a boa e a má informação. Precisamos ajudar a conscientizar a população de forma contínua, enquanto as águas nos parecem mais calmas. Continuaremos na empreitada de apoiá-los e também criar iniciativas próprias.”

Para mais informações sobre os premiados acesse https://www.jornalistasecia.com.br/Jornalistasecia2023/1432A/.

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.