Chiara Zurzolo, pesquisadora do Institut Pasteur de Paris, apresentará palestra na Maison du CNRS, sediada no campus da USP
Chiara Zurzolo, pesquisadora do Institut Pasteur de Paris, apresentará palestra na Maison du CNRS, sediada no campus da USP
Agência FAPESP – O Institut Pasteur de São Paulo (IPSP) receberá amanhã (07/02) a cientista Chiara Zurzolo, chefe da Unidade de Patogênese e Tráfego de Membrana do Institut Pasteur de Paris (França), para o seminário “Reshaping Intercellular Connectivity with Tunneling Nanotubes: Structure, Formation and Role in Diseases Progression”.
A cientista falará sobre seus estudos com nanotubos de túneis (TNTs), que são estruturas que conectam células. Demonstrará como essas estruturas microscópicas conectam células e desempenham papéis fundamentais na progressão de doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson, e no desenvolvimento de tumores. Essas “pontes invisíveis” permitem que células troquem materiais como proteínas, organelas e até mesmo patógenos, ajudando a entender como doenças se espalham no corpo.
Os interessados devem se inscrever por formulário on-line. O seminário será realizado das 12h às 13h30, na Maison du CNRS, rua da Reitoria, 100, Cidade Universitária, São Paulo.
Mais informações: https://tinyurl.com/3snr3yrc.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.