Marcio de Castro e Sethuraman Panchanathan (foto: Charlotte Geary/NSF)
Objetivo do encontro foi alinhar estratégias e discutir possibilidades de aumentar a colaboração científica entre pesquisadores apoiados pelas duas instituições
Objetivo do encontro foi alinhar estratégias e discutir possibilidades de aumentar a colaboração científica entre pesquisadores apoiados pelas duas instituições
Marcio de Castro e Sethuraman Panchanathan (foto: Charlotte Geary/NSF)
Agência FAPESP – Representantes da FAPESP visitaram, em 19 de setembro, dirigentes da National Science Foundation (NSF) em Virgínia, nos Estados Unidos. O objetivo do encontro foi alinhar estratégias e discutir possibilidades de aumentar a colaboração científica entre pesquisadores apoiados pelas duas instituições, que desde 2011 mantêm um Memorando de Entendimento (MOU) para incentivar a cooperação em áreas de interesse mútuo.
A comitiva da FAPESP foi integrada pelo diretor científico, Marcio de Castro, a gerente de Colaborações em Pesquisa, Connie McManus, e os assessores Niels Olsen, Leandro Colli e Carolina Costa.
“A visita foi estratégica para as relações entre FAPESP e NSF. Fomos recebidos pelo diretor da instituição, Sethuraman Panchanathan, e por representantes das diretorias da agência para discussão de projetos em andamento e novas possibilidades de parceria visando a integração entre a comunidade científica de São Paulo e dos Estados Unidos”, disse Castro.
Algumas áreas de interesse comum das duas instituições são as de educação em ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM, na sigla em inglês), geociências, troca eletrônica de dados (EDI, na sigla em inglês) e biodiversidade, em que têm histórico de colaboração por meio do Programa Biodiversity on a Changing Planet – criado pela NSF em parceria com a FAPESP e com agências de fomento da China (NSFC) e da África do Sul (NRF).
Outra área em que as duas instituições pretendem aumentar a colaboração é a de ciência da computação e engenharia da informação.
A agência norte-americana é responsável por alocar 80% da verba federal destinada à ciência da computação nos Estados Unidos. Entre as áreas prioritárias de colaboração em pesquisa nesse campo estão inteligência artificial, interação humano-computador, saúde conectada e segurança da informação, em que a NSF estabeleceu sua primeira colaboração com a FAPESP.
“Está prevista a realização, em março de 2025, de um workshop conjunto, com a participação de 30 pesquisadores dos Estados Unidos e a mesma proporção do Estado de São Paulo, para discutirem temas de colaboração em pesquisa nessa área que podem ser abrangidos em um edital a ser lançado posteriormente”, conta McManus.
“A recepção do diretor da NSF à equipe da FAPESP, que é uma agência subnacional, demonstra a importância e o compromisso da instituição com a parceria”, avalia.
foto: Charlotte Geary/NSF
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.