Alunos de iniciação científica manuseiam os equipamentos utilizados na coleta das amostras e análises de compostos químicos (foto: Gabriel Marcondes Ferraz)

Poluição
Reduzir teor de material particulado no ar ao indicado pela OMS evitaria 90 mortes anuais em São Carlos
11 de janeiro de 2024

Embora não excedam os limites estabelecidos pela legislação estadual e federal, as concentrações de partículas na atmosfera observadas por pesquisadores da UFSCar têm impacto na qualidade do ar e, consequentemente, na saúde da população. Estudo mostrou que a queima de biomassa está entre as principais fontes de emissão

Poluição

11 de janeiro de 2024

Julia Moióli | Agência FAPESP – Em São Carlos (SP), 35 mortes prematuras a cada 100 mil habitantes poderiam ser evitadas todos os anos (o que dá um total de 90 mortes anuais) se diretrizes e políticas públicas conseguissem adequar as emissões de material particulado na atmosfera às recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A conclusão é de um estudo feito por pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que determinou ainda a queima de biomassa como uma das principais fontes de partículas lançadas na atmosfera na região. Os resultados foram divulgados na revista científica Chemosphere.

A qualidade do ar é determinada pela quantidade de poluentes presentes na atmosfera: entre eles monóxido de carbono, dióxido de enxofre, ozônio, compostos orgânicos voláteis e os materiais particulados – gotículas (exceto a água pura) ou partículas sólidas em suspensão no ar, como fumaça de incêndios florestais e agrícolas e poeira proveniente de caldeiras, fábricas e veículos.

As consequências da alta concentração de poluentes no ar para a saúde são conhecidas de quem vive nas grandes cidades: ressecamento das mucosas e da pele, irritações nos olhos e no nariz, uma série de complicações respiratórias e, no longo prazo, até mesmo morte por doenças crônicas.

Embora a queima da palha de cana-de-açúcar para facilitar a colheita manual já tenha sido proibida no Estado de São Paulo por conta de seu impacto na poluição atmosférica, a incineração de biomassa, que inclui a cana e outras substâncias de origem vegetal ou animal, não foi. Além disso, a queima da cana não foi proibida em outros Estados.

Neste estudo financiado pela FAPESP (projetos 18/04820-6, 22/03087-9 e 14/50951-4), pesquisadores do Laboratório de Biogeoquímica Ambiental da UFSCar usaram ferramentas estatísticas e caracterização química de amostras em laboratório para determinar que, na cidade de São Carlos, tradicional produtora de cana-de-açúcar, a queima de biomassa representa 27% do material particulado atmosférico.

Outras fontes são a ressuspensão do solo (28%) e as emissões veiculares associadas a aerossóis secundários, ou seja, partículas formadas na atmosfera a partir de gases ou outras partículas (18%), sendo que concentrações de material particulado e da maioria dos compostos químicos analisados foram maiores na estação seca do que na chuvosa – não apenas pela baixa pluviosidade e umidade relativa, mas pelo aumento nos incêndios registrados na região entre os meses de abril e setembro.

“É importante lembrar que os valores de material particulado determinados não excederam os limites estabelecidos pela legislação estadual ou brasileira, mas ultrapassaram, sim, as recomendações mais atuais da OMS”, afirma Roberta Cerasi Urban https://bv.fapesp.br/pt/pesquisador/66839/roberta-cerasi-urban/, professora do Departamento de Química da UFSCar e coordenadora do estudo.

E, de acordo com os pesquisadores, que relacionaram dados químicos e de saúde da cidade para investigar os impactos das emissões na expectativa de vida da população e no número de mortes, a adequação poderia fazer uma grande diferença na vida de quem vive em São Carlos. Se fossem reduzidas a esse nível, aproximadamente 35 mortes prematuras para cada 100 mil habitantes da cidade poderiam ser evitadas anualmente.

Presença inesperada

Durante as análises, os cientistas envolvidos no projeto encontraram ainda uma surpresa entre os materiais lançados ao ar: compostos químicos provenientes de fungos (arabitol e manitol, álcoois de açúcar utilizados como reserva de energia por fungos e, portanto, considerados biomarcadores da presença de esporos de fungos no material particulado) em quantidades consideráveis, o que também pode causar impactos na qualidade do ar e na saúde da população. Os pesquisadores ainda não determinaram as espécies de fungos, porém, sabe-se que eles podem ser emitidos durante a queima de biomassa e a erosão do solo, entre outros.

“Estudos realizados na China, no México e na Itália já haviam determinado fungos na atmosfera, entre eles espécies patogênicas”, conta Jonatas Schadeck Carvalho, coautor do estudo. “Por esse motivo, acreditamos que sejam necessárias mais investigações para quantificá-los, analisá-los filogeneticamente e avaliar seu risco, o que está sendo realizado no laboratório”, completa Urban.

“O objetivo agora é dar sequência às investigações para determinar outros compostos específicos nas amostras e, no futuro, ter material suficiente para indicar possibilidades e caminhos para a criação de uma política pública mais abrangente.”

O artigo Source apportionment and health impact assessment of atmospheric particulate matter in the city of São Carlos, Brazil pode ser lido em: www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0045653523007178?via%3Dihub.