Rede Geoma ganha diretoria
16 de agosto de 2004

MCT empossa conselheiros que vão dirigir a Rede Temática de Pesquisa em Modelagem Ambiental da Amazônia (Geoma). Criada em 1999, apenas agora a rede passa a ter um conselho diretor oficial

Rede Geoma ganha diretoria

MCT empossa conselheiros que vão dirigir a Rede Temática de Pesquisa em Modelagem Ambiental da Amazônia (Geoma). Criada em 1999, apenas agora a rede passa a ter um conselho diretor oficial

16 de agosto de 2004

 

Por Eduardo Geraque

Agência FAPESP - Com a entrada da Rede Temática de Pesquisa em Modelagem Ambiental da Amazônia (Geoma), agora em 2004, nas ações do Plano Plurianual do Governo Federal, o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) resolveu criar um conselho diretor para gerenciar o programa. Esse ano, serão destinados R$ 670 mil para as diferentes linhas de pesquisa da rede, que foi criada em 1999.

Os nove conselheiros foram empossados na sexta-feira (13/8), em cerimônia realizada na sede do Museu Paraense Emílio Goeldi, em Belém. Entre as atribuições do novo grupo de gestores está a aprovação dos principais objetivos que devem ser alcançados pelos projetos da rede. Outro item da lista é direcionar e apoiar novas políticas públicas para a região amazônica.

Para Ima Vieira, vice-diretora do Museu Paraense Emílio Goeldi, o conhecimento gerado por redes como a Geoma forma um conjunto de ferramentas essenciais para a conservação do ecossistema da Amazônia. "É preciso que seja criado um fluxo a partir da geração do conhecimento científico amazônico. Essas informações devem chegar aos atores principais", disse a pesquisadora à Agência FAPESP.

No caso específico da Rede Geoma, os dados produzidos por esse grupo de pesquisadores em 2003, pela primeira vez na história, permitiram que as atividades ilegais fossem interligadas. Percebeu-se, por exemplo, que o tráfico de madeira, a grilagem de terras, o desmatamento e o trabalho escravo não são processos desconexos no meio da floresta. Uma das regiões mais críticas, segundo esses dados, é a da Terra do Meio, no Pará.

O conselho da Rede Geoma tem como presidente Cylon Gonçalves (secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do MCT), como coordenador Peter Toledo (diretor do Museu Goeldi) e como vice-coordenador Gilberto Câmara (do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Os demais cargos são ocupados por diretores de institutos de pesquisa ligados à Amazônia e por representantes do MCT.


  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.