Uma das oportunidades é para pesquisa em células a combustível de óxido sólido e a outra, para desenvolvimento de sistemas avançados de gás (foto: RCGI)

RCGI tem duas vagas de pós-doutorado com Bolsa da FAPESP
29 de março de 2018

Uma das oportunidades é para pesquisa em células a combustível de óxido sólido e a outra, para desenvolvimento de sistemas avançados de gás

RCGI tem duas vagas de pós-doutorado com Bolsa da FAPESP

Uma das oportunidades é para pesquisa em células a combustível de óxido sólido e a outra, para desenvolvimento de sistemas avançados de gás

29 de março de 2018

Uma das oportunidades é para pesquisa em células a combustível de óxido sólido e a outra, para desenvolvimento de sistemas avançados de gás (foto: RCGI)

 

Agência FAPESP – O Centro de Pesquisa de Inovação em Gás (RCGI) oferece duas vagas de pós-graduação com bolsa da FAPESP, sob coordenação do professor Júlio Romano Meneghini

Uma das vagas é para o projeto “Desenvolvimento de Células a Combustível para Operação a Gás Natural”, que pretende abordar questões críticas para alguns dos principais desafios científicos e tecnológicos para o avanço da utilização do gás natural em células a combustível de óxidos sólidos. O bolsista participará na pesquisa de células de combustível de óxido sólido de metano direto.

Espera-se que o candidato tenha habilidade com diferentes técnicas, como difração de raios X, microscopia eletrônica e espectroscopia de impedância. Experiência prévia com tape casting e/ou técnicas avançadas de deposição, como a deposição por laser pulsado (PLD), é desejável.

As inscrições devem ser feitas até 6 de maio de 2018 pelo site do RCGI (www.rcgi.poli.usp.br/opportunities) (REF 18PDR054). Mais informações sobre a vaga em www.fapesp.br/oportunidades/1963.

A outra oportunidade é para o projeto “Desenvolvimento de Sistemas Avançados de Gás” e o bolsista trabalhará com pesquisa e desenvolvimento relacionados a sistemas avançados de gás. Dependendo da experiência do candidato, desenvolverá trabalhos computacionais ou experimentais.

O trabalho computacional em dinâmica de fluidos envolverá a implementação de elementos finitos e códigos de otimização topológica para o desenvolvimento de sistemas de armazenamento de gás adsorvente e vedações de labirinto.

O candidato deve ter experiência em uma ou mais das seguintes áreas: simulações computacionais; dinâmica dos fluidos; simulações de elementos finitos; otimização de topologia; programação de computadores; combustão turbulenta; habilidades experimentais com sistemas a laser; e fabricação de aditivos.

Inscrições pelo site do RCGI (REF 18PDR055) até 1º de abril. Mais informações sobre a vaga estão na página www.fapesp.br/oportunidades/1964.

As vagas estão abertas a brasileiros e estrangeiros. Os selecionados receberão Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.174,80 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso os bolsistas de PD residam em domicílio diferente e precisem se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderão ter direito a um Auxílio-Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.