RCGI com vagas abertas de pós-doutorado e treinamento técnico | AGÊNCIA FAPESP

RCGI com vagas abertas de pós-doutorado e treinamento técnico Oportunidades no Centro de Pesquisa para Inovação em Gases de Efeito Estufa são nas áreas de ciência da computação, marketing digital, divulgação científica e tecnologia da informação

RCGI com vagas abertas de pós-doutorado e treinamento técnico

05 de janeiro de 2022

Agência FAPESP* – O Centro de Pesquisa para Inovação em Gases de Efeito Estufa (RCGI) dispõe de duas vagas de treinamento técnico nível quatro (TT-4) e duas de pós-doutorado, todas com bolsas da FAPESP. O prazo de inscrição para essas vagas se encerra em 25 de fevereiro.

O RCGI é um Centro de Pesquisa em Engenharia (CPE) constituído com apoio da FAPESP e da Shell e sede na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP).

Para uma das oportunidades de TT-4, o bolsista contribuirá com os principais objetivos do projeto: construir uma rede/comunidade de mídia social e website; manter e atualizar os canais de comunicação da Internet; e elaborar documentação digital e narrativa. O candidato deve ter habilidades de marketing digital ou outras áreas relacionadas, além de conhecimento em PHP e pelo menos um CMS. 

O bolsista da segunda vaga de TT-4 será responsável por solicitar dados de diferentes grupos de trabalho e executar a padronização dessas informações para garantir simulações e experimentos consistentes; desenvolver uma interface de programação de aplicativos (API) básica que permitirá aos usuários consultar/pesquisar o banco de dados e obter informes com poucas linhas de código; criar e administrar documentação referente ao desenvolvimento e uso do software; e gerenciar o repositório GitHub do projeto. 

Experiência anterior em modelagem computacional e em ciência de dados/aprendizado de máquina é um diferencial.

A primeira oportunidade de pós-doutorado se destina a desenvolver programas de ciência cidadã sobre monitoramento de dados de gases de efeito estufa e computação voluntária; divulgar site e aplicativos para o público geral; realizar pós-processamento e produção de conteúdo sobre o trabalho científico e tecnológico desenvolvido pelos membros da RCGI; e dar suporte ao Digital Lab e Molecularium e programa de acompanhamento e percepção social.

O candidato deve ser doutor em educação, comunicação, matemática, física, química, computação ou engenharia. Vaga requer habilidades de programação, especificamente desenvolvimento de aplicativos/website ou desenvolvimento de games. Experiência em divulgação científica é um diferencial. 

O pesquisador da outra oportunidade de pós-doutorado trabalhará com as seguintes atividades: produção de material de conteúdo com base no conhecimento desenvolvido no RCGI; construção, manutenção e atualização da rede de mídia social e site da comunidade; geração de material de conteúdo (release) para ser distribuído na imprensa especializada e não especializada; preparação de um material introdutório para escolas e formuladores de políticas; e criação de documentação científica por meio de fotos, gravação de som e vídeo.

O candidato deve ser doutor em ciências sociais, jornalismo, artes visuais, publicidade, design gráfico ou área correlatas. Candidatos doutores em matemática, física, química, computação ou engenharia e experiência em divulgação científica também são encorajados a se inscrever. É necessário ter experiência prévia com divulgação científica. 

As inscrições devem ser feitas pelo site do RCGI, acessando os respectivos códigos das oportunidades: REF 21TTR151, REF 21TTR150, REF 21PDR152 e REF 21PDR153.

Mais informações sobre as vagas em: www.fapesp.br/oportunidades/4762, www.fapesp.br/oportunidades/4763, www.fapesp.br/oportunidades/4764 e www.fapesp.br/oportunidades/4769.

O bolsista selecionado de TT-4 receberá Bolsa FAPESP para treinamento técnico no valor de R$ 3.104,80 sem vínculo empregatício, por dois anos com dedicação de 40 horas semanais às atividades de apoio ao projeto de pesquisa. Aceita-se um período de dedicação semanal em home office.

Mais informações sobre as bolsas de Treinamento Técnico da FAPESP: www.fapesp.br/bolsas/tt.

As oportunidades de pós-doutorado estão abertas a brasileiros e estrangeiros. Os selecionados receberão Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 10% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso os bolsistas de PD residam em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precisem se mudar, poderão ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.
 

*Última atualização em 16/02/2022

 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.


Assuntos mais procurados