Oportunidades são de iniciação científica a pós-doutorado, em mecânica, corrosão de materiais, combustão turbulenta, abatimento de CO2, entre outras áreas. Inscrições até 14 de janeiro (foto: RCGI)

RCGI abre novas vagas em diversas áreas com Bolsa da FAPESP
14 de novembro de 2017

Oportunidades são de iniciação científica a pós-doutorado, em mecânica, corrosão de materiais, combustão turbulenta, abatimento de CO2, entre outras áreas. Inscrições até 14 de janeiro

RCGI abre novas vagas em diversas áreas com Bolsa da FAPESP

Oportunidades são de iniciação científica a pós-doutorado, em mecânica, corrosão de materiais, combustão turbulenta, abatimento de CO2, entre outras áreas. Inscrições até 14 de janeiro

14 de novembro de 2017

Oportunidades são de iniciação científica a pós-doutorado, em mecânica, corrosão de materiais, combustão turbulenta, abatimento de CO2, entre outras áreas. Inscrições até 14 de janeiro (foto: RCGI)

 

Agência FAPESP – O Centro de Pesquisa de Inovação em Gás (RCGI) dispõe de 12 novas vagas com prazo de inscrição até 14 de janeiro de 2018. Financiado pela FAPESP e BG/Shell, o RCGI está sediado na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP).

As oportunidades são desenvolvidas no âmbito do Programa Parceria para Inovação Tecnológica (PITE) da FAPESP, com coordenação do professor Julio Romano Meneghini.

Três vagas são para pós-doutorado em mecânica/ultrassom. Os bolsistas participarão do projeto “Detecção de vazamento de bolhas de gás CH4 / CO2 usando imagens de ultrassom multielemento”. Inscrições pelo site do RCGI (REF 17PDR022).

Mais informações sobre as vagas em www.fapesp.br/oportunidades/1812, www.fapesp.br/oportunidades/1813 e www.fapesp.br/oportunidades/1814.

Outra vaga de pós-doutorado é em corrosão de materiais, para o projeto “Estudo da corrosão de aços ARBL e da degradação de compósitos poliméricos quando expostos ao CO2 supercrítico”. O escopo do projeto visa avaliar, sob o ponto de vista de resistência à corrosão, a possibilidade da utilização da infraestrutura de dutos disponíveis para transporte de petróleo e gás, composta basicamente de aços ARBL, e também de compósitos para o transporte de CO2 supercrítico.

Inscrições pelo site do RCGI (REF 17PDR025). Mais informações sobre a vaga em www.fapesp.br/oportunidades/1815.

Três oportunidades de doutorado são para os projetos “Simulação numérica de combustão turbulenta de combustíveis gasosos e sprays em motores de combustão interna de grande porte”, “Topology Optimization Applied to the Design of a Supercritical CO2 Compressor” e “Captura, armazenamento e usos de carbono: Análise e perspectivas futuras de implantação em abordagens regulatórias, tributárias e econômicas – Proposta de estratégia viável e sustentável para o Brasil”.

O primeiro projeto tem como objetivo principal o desenvolvimento de rotinas de malhas móveis a serem incorporadas em código OpenFOAM. Já o segundo visa desenvolver uma ferramenta computacional para simular com precisão o fluxo e transferência de calor através de um compressor de CO2 supercrítico. O objetivo do terceiro projeto é desenvolver uma referência em questões de captura, armazenamento e uso de carbono.

Inscrições pelo site do RCGI (REF 17PhD024, REF 17PhD026 e REF 17PhD023). Mais informações sobre as vagas em www.fapesp.br/oportunidades/1817, www.fapesp.br/oportunidades/1818 e www.fapesp.br/oportunidades/1820.

Há quatro vagas para o projeto “Redução das emissões de gases do efeito estufa através da integração de centrais termoelétricas com tecnologias de conversão de CO2”, uma para pós-doutorado, uma para doutorado, uma para mestrado e uma para iniciação científica.

A meta do projeto é analisar técnica, econômica e ambientalmente a integração de tecnologias de conversão de CO2 a centrais termoelétricas, visando mitigar as emissões globais desse gás, bem como de diversificar a lista de produtos fabricados no complexo, resultando em aumento de lucro.

Inscrições pelo site do RCGI (REF 17PDR027, REF 17PhD028, REF 17MSc029 e REF 17SIR030). Mais informações sobre as vagas em www.fapesp.br/oportunidades/1822, www.fapesp.br/oportunidades/1823, www.fapesp.br/oportunidades/1824. e www.fapesp.br/oportunidades/1825.

Há também duas oportunidades de iniciação científica, para os projetos “Avaliação de Rotas para Obtenção de Hidrogênio Combustível” e “Oxidação do CO utilizando Nanotubos de Carbono promovidos com Níquel”.

No primeiro, o bolsista estudará processos de purificação de hidrogênio a partir do gás de síntese, que alcancem as concentrações necessárias de H2 e CO de alimentação das células combustíveis. O segundo estudará catalisadores à base de nanotubos de carbono e promovidos com níquel e comparará outros promotores e o suporte comercial de alumina para a oxidação seletiva do CO.

Inscrições pelo site do RCGI (REF 17SIR031 e REF 17SIR032). Mais informações sobre as vagas em www.fapesp.br/oportunidades/1826 e www.fapesp.br/oportunidades/1827.

Outras oportunidades no RCG estão publicadas em: www.rcgi.poli.usp.br/opportunities.

Mais informações sobre os valores e exigências para as bolsas FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas e www.fapesp.br/3162.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão publicadas no site FAPESP-Oportunidades, em fapesp.br/oportunidades.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.