Rádio-telescópio inédito
27 de outubro de 2004

Inpe lança projeto com aplicações em previsão do clima espacial na melhoria da compreensão de questões fundamentais da física solar. Equipamento será o primeiro do tipo na América Latina

Rádio-telescópio inédito

Inpe lança projeto com aplicações em previsão do clima espacial na melhoria da compreensão de questões fundamentais da física solar. Equipamento será o primeiro do tipo na América Latina

27 de outubro de 2004

 

Agência FAPESP - O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) lança nesta quarta-feira (27/10), às 10 horas, a pedra fundamental do projeto Arranjo Decimétrico Brasileiro (BDA, na sigla em inglês). De acordo com o instituto, trata-se de um rádio-telescópio "que emprega modernas técnicas em rádio-interferometria para investigações de fenômenos solares, galácticos e extragalácticos". A cerimônia será em Cachoeira Paulista (SP).

Esse será o primeiro interferômetro brasileiro e da América Latina e que terá características inéditas no hemisfério Sul. Um interferômetro é um instrumento que combina o sinal de várias antenas que o compõem para construir uma imagem detalhada de um objeto de interesse científico.

O projeto BDA surgiu a partir de discussões de um grupo de radioastrônomos do Brasil e do exterior, iniciadas em 1996. O BDA deverá produzir imagens de fontes de rádio com altas resoluções espacial e temporal, em uma grande faixa dinâmica. As imagens solares em rádio obtidas deverão ser utilizadas para aplicações em previsão do clima espacial e para melhorar a compreensão a respeito das questões fundamentais da física solar.

O custo total estimado do projeto é de cerca de R$ 3 milhões. A equipe de trabalho, incluindo colaboradores nacionais e estrangeiros, tem cerca de 30 membros entre cientistas, engenheiros e técnicos. No Brasil, FAPESP, Finep, CNPq e o Inpe apoiaram financeiramente o projeto. O Indian Institute of Astrophysics, da Índia, e a Academia de Ciências do Terceiro Mundo também forneceram apoio.

O protótipo do BDA, composto de cinco antenas, entrou em operação em março de 2003, na sede do Inpe, em São José dos Campos. Em julho de 2004 foi efetuada a transferência das antenas do protótipo para o local definitivo, no campus de Cachoeira Paulista. O local foi escolhido devido às condições de logística e relevo, bem como ao relativamente baixo nível de interferência proveniente de sinais artificiais no local. A entrada em operação do instrumento está programada para até o final de 2004.


  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.