CNPq lança edital para apoiar estudos relacionados à avaliação de risco para populações expostas à água contaminada e ao desenvolvimento de técnicas alternativas para tratamento de água e esgotos
CNPq lança edital para apoiar estudos relacionados à avaliação de risco para populações expostas à água contaminada e ao desenvolvimento de técnicas alternativas para tratamento de água e esgotos
Os recursos, provenientes do Fundo Setorial de Recursos Hídricos (CT-Hidro) e do Fundo Setorial de Saúde, financiarão projetos que se enquadrem entre as dez linhas temáticas de pesquisa.
Segundo o CNPq, o objetivo é incentivar estudos de avaliação integrada de risco à saúde humana em populações expostas à água contaminada, além de projetos relacionados ao desenvolvimento técnicas alternativas na área de tratamento de água e esgotos.
“Ciclos de vida de organismos aquáticos causadores de infecções”, “Prevenção, monitoramento e remediação de contaminação das águas superficiais e subterrâneas”, “Estudos epidemiológicos em populações expostas à contaminação hídrica”, “Avaliação de risco à saúde humana decorrente da reutilização de águas residuárias”, “Processos voltados à melhoria da qualidade de água em reservatórios” são algumas das linhas contempladas.
Projetos coordenados por pesquisadores vinculados a instituições sediadas nas regiões Norte, Nordeste ou Centro-Oeste receberão 30% do valor total dos recursos. Em contrapartida, as instituições devem oferecer 30% do valor necessário para a execução dos projetos.
Poderão participar pesquisadores doutores atuantes na área, com vínculo empregatício ou funcional com instituições de ensino superior, centros e institutos de pesquisa e desenvolvimento, públicos ou privados, nacionais, todos sem fins lucrativos.
Mais informações: www.cnpq.br/editais/ct/2008/045.htm
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.