ANPOCS e Secretaria Nacional de Segurança Pública assinam, na sexta-feira (22/8), a implantação de um programa de pesquisas aplicadas. Pelo edital que será lançado até o fim do mês, 60 projetos deverão ser contemplados
ANPOCS e Secretaria Nacional de Segurança Pública assinam, na sexta-feira (22/8), a implantação de um programa de pesquisas aplicadas. Pelo edital que será lançado até o fim do mês, 60 projetos deverão ser contemplados
Agência FAPESP - A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciência Sociais (Anpocs) será responsável por um concurso de projetos em segurança pública e violência. A assinatura para a implantação deste programa acontece na sexta-feira (22/8), na sala do Conselho Universitário da reitoria da Universidade de São Paulo (USP).
A Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça vai destinar 1% da verba disponível no Fundo de Segurança Pública de 2003 para pesquisas acadêmicas nas áreas de segurança pública. Este valor deve ser de R$ 4,5 milhões.
"A Anpocs vai julgar apenas o mérito dos trabalhos apresentados no concurso. Vamos lançar o edital na próxima semana", disse Maria Arminda do Nascimento Arruda, secretária-geral da Anpocs e professora de Sociologia da USP, à Agência FAPESP. "Serão contemplados 60 trabalhos. O valor que será destinado a cada um vai depender dos projetos que forem aprovados pela comissão julgadora", disse a socióloga. Será permitida a inscrição desde projetos individuais até programas integrados de pesquisa.
A grande intenção do Ministério da Justiça com o concurso é obter subsídios acadêmicos para a implantação de políticas públicas mais eficazes. Segundo o programa que será assinado sexta-feira, haverá um seminário em março de 2004, no Rio de Janeiro, para a apresentação dos trabalhos que forem escolhidos pela Anpocs.
"A questão social é uma área que está em expansão. Temos demandas muito agudas no setor", explica Maria Arminda. Haverá também um evento especial do programa feito em conjunto com o Ministério da Justiça na reunião anual da Anpocs, que será realizada entre os dias 21 e 25 de outubro na cidade mineira de Caxambu.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.