R$ 40 mi para projetos sobre água
Petrobras decide concentrar verba de patrocínio ecológico para os próximos dois anos em projetos que tenham como tema a água, doce ou do mar
R$ 40 mi para projetos sobre água
Petrobras decide concentrar verba de patrocínio ecológico para os próximos dois anos em projetos que tenham como tema a água, doce ou do mar
Foto: Eduardo Cesar
Por Marcos Pivetta, da revista Pesquisa FAPESP
A Petrobras decidiu concentrar sua verba de patrocínio a projetos
ecológicos para os próximos dois anos em projetos que tenham como tema a
água, doce ou do mar. A empresa acaba de lançar, no Rio de Janeiro, o
Programa Petrobras Ambiental, que pretende destinar R$ 40 milhões para
iniciativas, com duração máxima de 24 meses, que estimulem a conservação
e o uso racional desse recurso natural.
A escolha do tema foi motivada pelo fato de 2003 ter sido apontado pelas
Nações Unidas como o ano internacional da água doce, da qual o Brasil
dispõe de 12% das reservas mundiais.
Poderão candidatar-se projetos novos, em andamento ou em fase de
planejamento, que tenham como objetivo: desenvolver e/ou apoiar
iniciativas que compreendam a construção da consciência sobre o uso
responsável da água; capacitação e mobilização para a gestão de recursos
hídricos; e
ações de recuperação e conservação de nascentes e matas ciliares.
"Não se trata de financiamento para projetos de pesquisa sobre o tema
água, mas de iniciativas de preservação ambiental", disse Thais Murce
Mendes da Silva, coordenadora do Programa Tecnológico de Meio Ambiente
do Centro de Pesquisas da Petrobras.
Nada impede, porém, que cientistas formulem propostas de cunho
conservacionista, ligadas ou não à sua área de pesquisa, e as submetam à
empresa. Não serão aceitos projetos concebidos por pessoas físicas.
Apenas ações pleiteadas por pessoas jurídicas do chamado terceiro setor,
legalmente constituídas e sem fins lucrativos, como as organizações
não-governamentais, podem concorrem ao patrocínio.
Projetos já iniciados ou ainda em fase de gestação, de pequeno, médio ou
grande porte, podem igualmente participar do processo de seleção. Cada
proposta pode pleitear um patrocínio máximo de R$ 3 milhões para suas
ações, respeitando o teto de desembolso anual de R$ 1,5 milhão.
Todas as propostas terão de ser feitas via Internet e o prazo de
inscrição vai de 28 de novembro deste ano até 27 de janeiro de 2004.
Os formulários de inscrição, assim como outros detalhes sobre o programa
ambiental da Petrobras, estão disponíveis em
www.petrobras.com.br/patrocinioambiental