CNPq lança edital para convocação de propostas de projetos que tenham por objetivo a preservação da memória científica e tecnológica brasileira. As propostas devem ser apresentadas até 25/10
CNPq lança edital para convocação de propostas de projetos que tenham por objetivo a preservação da memória científica e tecnológica brasileira. As propostas devem ser apresentadas até 25/10
O objetivo do edital é apoiar a infra-estrutura de instituições públicas, de ensino ou pesquisa, que desenvolvam atividades relacionadas à preservação de acervos documentais de grande valor para o estudo da produção de conhecimento científico e tecnológico brasileiro.
De acordo com o edital, por preservação entende-se o conjunto de atividades relacionadas à identificação, inventário, restauração, conservação e catalogação de acervos de valor histórico; difusão, inclusive por meio eletrônico e virtual de documentos raros e de inventários de acervos; restauração, conservação e catalogação de instrumentos científicos; gravação, transcrição e conservação de entrevistas relevantes para a memória científica e tecnológica brasileira; pesquisas em acervos documentais que visem produção historiográfica original.
No mínimo 30% do valor do edital serão destinados a projetos desenvolvidos por pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior ou de pesquisa sediadas nas regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste.
As instituições beneficiadas com os recursos do edital do CNPq deverão anexar declaração comprometendo-se a assegurar ao público especializado (professores, pesquisadores, estudantes de pós-graduação, estagiários e bolsistas) o direito de consulta e pesquisa a esses acervos, ou visitação pública, quando for o caso.
O valor total por projeto a ser apoiado não poderá exceder R$ 110 mil. O prazo máximo de execução dos projetos é de 12 meses, contados a partir da data da liberação de recursos. As propostas devem ser apresentadas ao CNPq até o dia 25 de outubro.
Confira o edital em: http://www.cnpq.br/servicos/editais/ct/ct_infra_0303.htm
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.