Química das unhas
28 de julho de 2006

Identificação de hábitos alimentares por meio da análise de unhas, nova vacina contra HPV e monitoramento da dieta de animais são destaques do programa de rádio Pesquisa Brasil

Química das unhas

Identificação de hábitos alimentares por meio da análise de unhas, nova vacina contra HPV e monitoramento da dieta de animais são destaques do programa de rádio Pesquisa Brasil

28 de julho de 2006

 

Agência FAPESP - O programa de rádio Pesquisa Brasil deste final de semana entrevista a bióloga Gabriela Nardoto, do Laboratório de Ecologia Isotópica da Universidade de São Paulo. Ela acaba de realizar um estudo das unhas de moradores da Amazônia, do Sudeste do Brasil, dos Estados Unidos e da Europa.

Com base em análises de elementos químicos, como carbono e nitrogênio, presentes em unhas e cabelos, a pesquisadora conseguiu revelar hábitos alimentares dos indivíduos analisados. O trabalho chegou a diversas conclusões sobre as semelhanças e as diferenças na nutrição das populações.

Ainda na área da alimentação, mas voltada para a área animal, os ouvintes poderão conhecer mais sobre uma tecnologia desenvolvida na Universidade Federal de Minas Gerais. O novo método ajuda no monitoramento da dieta de bois, cavalos e cachorros.

Outra descoberta importante vem do campo da saúde humana. Uma nova vacina contra o HPV, o papilomavírus humano, doença sexualmente transmissível que pode causar câncer de colo de útero, acaba de ficar pronta. O desenvolvimento desse medicamento teve a participação da equipe brasileira do Instituto Ludwig de Pesquisa sobre o Câncer.

A sessão Profissão Pesquisa desta semana traz um perfil de José Eduardo Krieger, professor associado da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e diretor do serviço de genética e cardiologia molecular do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas. Krieger vai falar sobre os estudos com células-tronco para o tratamento de doenças cardíacas.

O quadro Memória apresenta pesquisas arqueológicas realizadas na Serra do Sossego, ao sul do Pará. Os arqueólogos coletaram no local mais de 30 mil fragmentos de cerâmica tupi-guarani, o mais antigo com 2 mil anos e o mais recente com cerca de 500 anos.

O programa Pesquisa Brasil é transmitido nos finais de semana pela Rádio Eldorado AM (700 kHz), aos sábados, às 12h30, com reprise às 19h, e aos domingos, às 14h. Nos mesmos horários, pode ser acompanhado pela DirecTV, no canal de áudio 883, ou pela internet, no endereço www.radioeldoradoam.com.br.

A partir da tarde de segunda-feira, os interessados também podem ouvir o conteúdo do programa no site da revista Pesquisa FAPESP, www.revistapesquisa.fapesp.br.

Para ajudar a fazer o programa, envie perguntas, críticas e sugestões para pesquisa@radioeldorado.com.br ou pelo telefone (11) 3858-4686.


  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.