O número de genes encontrados no ser humano é parte de um dos grandes mistérios da ciência

Questões essenciais
01 de julho de 2005

Revista Science publica nesta sexta (1/7) edição especial, em homenagem aos 125 anos da publicação, com os 25 mistérios que mais intrigam os cientistas

Questões essenciais

01 de julho de 2005

Agência FAPESP - Um mistério por ano. Os responsáveis pela revista Science prepararam uma lista de 125 mistérios científicos para a edição de aniversário dos 125 anos da publicação, que será lançada nesta sexta-feira (1/7).

Depois da lista pronta, os editores resolveram descartar cem itens que haviam sido relacionados. O foco, portanto, ficou restrito em 25 mistérios, considerados essenciais para a humanidade.

Do que é feito o Universo? Qual é a base biológica da consciência? Por que os humanos têm tão pouco genes? Por quanto tempo a vida humana poderá ser estendida? Thomas Malthus estava realmente correto em suas observações?

No final do século 18, ficou famosa a previsão de Malthus de que a população humana não conseguiria crescer em demasia. Isso seria impossível porque, entre outros problemas, não haveria alimento disponível para todos.

No início do século 21, a população terrestre cresceu quase seis vezes em relação ao período malthusiano. Em termos globais, pelo menos a geração atual e a próxima não deverão presenciar nenhuma grande catástofre, apesar do aquecimento global estar cada vez mais presente. Será?

Das populações para os seres humanos, a última década teve como marca uma grande decepção. O esforço feito dentro do Programa Genoma Humano revelou que a humanidade tem apenas 25 mil genes. Apesar de isso ter sido considerado muito pouco, os cientistas estão convencidos de que, agora, o caminho é mergulhar na regulação e na expressão desses genes. Estaria nesses processos o mistério da vida?

A grande série de interrogações continua pelas páginas do número especial de Science. Até hoje, por exemplo, os astrônomos conseguiram identificar apenas 5% da matéria que formou as estrelas e as galáxias. E os outros 95%? Estão fadados a permanecer no anonimato, dentro de um grande buraco negro? Qual a natureza do Universo?

O artigo Special News Feature pode ser lido no site da Science, em www.sciencemag.org