Unicamp comemora 40 anos da implantação de seu curso de computação, um dos primeiros do mundo, com evento de 28 de setembro a 3 de outubro
Unicamp comemora 40 anos da implantação de seu curso de computação, um dos primeiros do mundo, com evento de 28 de setembro a 3 de outubro
Na ocasião serão ministradas palestras, minicursos, apresentações musicais, apresentação de trabalhos, dissertações e teses, desafios acadêmicos e palestras empresariais.
Além destas atividades, será realizado um encontro com alunos e ex-alunos e professores, além de visita guiada às instalações do Instituto de Computação da Unicamp com Claudia Bauzer Medeiros, professora do Instituto de Computação e membro da coordenação da área de ciência e engenharia da computação da FAPESP.
“O curso de computação da Unicamp é o mais antigo no ensino de graduação no Brasil e está entre os mais antigos do mundo”, destacou a professora.
A Unicamp consolidou-se, ao longo dessas últimas quatro décadas, como centro de excelência na área de computação, comprovado pelos seus premiados cursos de graduação em engenharia de computação e ciência da computação e também pelo programa de pós-graduação, com seu mestrado e doutorado em computação.
Entre os temas das palestras que serão apresentadas no evento estão “Clube de Investimentos 2MR - Como ‘computeiros’ podem ganhar no mercado financeiro?”, “Laboratórios de desenvolvimento IBM – Perspectivas e parcerias com universidades”, “Microsoft External Research – overview and initiatives in Latin America”, “Os idos de 1969: o despertar” e “Por que as universidades depositam patentes?”
Como parte das atividades do evento, será lançado o Desafio Inovação em Computação e Responsabilidade Social, que espera a participação dos alunos de graduação ou pós-graduação na proposição de idéias e soluções inovadoras aos problemas do acesso à informação digital e à criação e uso responsável da tecnologia computacional no Brasil.
Mais informações: www.ic.unicamp.br/ic40anos
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.