Cybermanga.com: primeiro quadrinho japonês na rede mundial de computadores

Quadrinhos digitais
06 de julho de 2005

Pesquisa apresentada na Unesp mostra que, apesar de tradicionalmente produzidas para serem lidas no formato impresso, as histórias em quadrinhos estão se adaptando também ao meio eletrônico

Quadrinhos digitais

Pesquisa apresentada na Unesp mostra que, apesar de tradicionalmente produzidas para serem lidas no formato impresso, as histórias em quadrinhos estão se adaptando também ao meio eletrônico

06 de julho de 2005

Cybermanga.com: primeiro quadrinho japonês na rede mundial de computadores

 

Por Thiago Romero

Agência FAPESP - Com base na onda de transformações provocadas em todo o mundo pela internet, um novo estudo tem como foco avaliar as características das histórias em quadrinhos nos meios virtuais. "Elas perdem suas características essenciais à medida que acabam sendo influenciadas, na internet, pelos desenhos animados e videogames", disse Anselmo Gimenez Mendo, autor da pesquisa, à Agência FAPESP.

O pesquisador explica que há mais de cem anos esse tipo de arte resiste nos meios impressos e que, ao contrário do que se imaginava, também não acabou com a chegada da rede mundial. A pesquisa foi apresentada na dissertação de mestrado História em Quadrinhos (HQs): impresso versus web, apresentada no Instituto de Artes (IA) da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de São Paulo.

Os quadrinhos, segundo Mendo, estão sofrendo profundas adaptações na internet. Desde a simples transposição do conteúdo impresso por meio da digitalização de imagens até a criação de novas histórias com a utilização de recursos de computação gráfica. Essas mudanças começaram no final do século 20, quando os meios eletrônicos conseguiram substituir, em parte, o processo mecânico de criação dos quadrinhos. No lugar dos pincéis, entraram em cena as canetas digitalizadoras, enquanto as cores dos pigmentos foram trocadas pela paleta disponível nos computadores.

O autor do estudo acredita que o leitor, por conta da linguagem eletrônica, se sente mais próximo dos protagonistas das histórias do que quando eles estão apenas no meio impresso. "Os quadrinhos on-line criam um usuário mais participativo, pois permitem que o leitor possa interagir com os personagens e autores das histórias de forma mais direta."

E destaca que a grande vantagem da migração dos quadrinhos para a internet está na facilidade da publicação. "Esse tipo de divulgação eletrônica supera a etapa de distribuição. O autor não fica mais dependente de uma editora e passa a publicar diretamente seus próprios conteúdos", conta.

Como mercado, os quadrinhos continuam existindo principalmente no papel. "Alguns sites podem até vender revistas na web, porém, nunca vão acabar com a veiculação de histórias pelo meio tradicional", acredita Mendo.


  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.