Proximidade ibérica
12 de abril de 2005

Capes anuncia que apoiará projetos conjuntos de pesquisa e cooperação científica desenvolvidos por instituições de ensino superior brasileiras e espanholas. Objetivo principal é formar recursos humanos em nível de pós-graduação

Proximidade ibérica

12 de abril de 2005

Agência FAPESP - Grupos de pesquisa brasileiros poderão agora aproximar-se de seus pares espanhóis. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC) anunciou que vai apoiar projetos conjuntos de pesquisa e cooperação científica desenvolvidos por instituições de ensino superior dos dois países.

O objetivo principal da iniciativa é formar recursos humanos em nível de pós-graduação (doutorado-sanduíche e pós-doutorado) e promover o aperfeiçoamento de professores e pesquisadores. As áreas prioritárias definidas pela instituição brasileira são ciências econômicas, educação, ciências biológicas, meio ambiente, ciências do mar, tecnologia, tecnologia de alimentos, química, psicologia, agricultura e controle de pragas.

Segundo a Capes, a equipe interessada em receber apoio em seus projetos deve ser composta por, pelo menos, dois doutores, além de ser vinculada a um programa de pós-graduação. O grupo também deve ter sob sua coordenação professor ou pesquisador brasileiro com título de doutor há no mínimo quatro anos e reconhecida competência na área.

O aumento do intercâmbio científico entre brasileiros e espanhóis é fruto do Programa Capes-MECD firmado em 2001. Naquele ano, a Capes, em nome do Ministério da Educação, fechou o acordo com a Direção Geral de Universidades (DGU), representante do Ministério de Educação, Cultura e Desportos (MECD) da Espanha.

A apresentação das propostas de projetos deve ser encaminhada à Capes até o dia 30 de junho de 2005. Para ler o edital na página da Capes clique aqui.