Hipersônico X-43A atinge mais de 6 mil km/h e utiliza um sistema de turbinas conhecido como scramjet (foto: Nasa)

Propulsão alternativa
26 de março de 2004

Nasa testa no sábado (27/3) o novo veículo experimental X-43A, que atinge mais de 6 mil km/h. Se o vôo for bem sucedido, será o primeiro a superar a velocidade do som movido com hidrogênio misturado com oxigênio retirado da própria atmosfera

Propulsão alternativa

26 de março de 2004

Por Marcelo Honório

Agência FAPESP - O veículo experimental hipersônico X-43A da Nasa, a agência espacial norte-americana, passará por um teste decisivo no próximo sábado (27/3). Um resultado positivo irá mostrar que está no rumo certo o programa Hyper-X, que pretende testar a viabilidade de técnicas alternativas de propulsão.

Pela programação oficial, o avião sem tripulação será levado por um B-52 da Força Aérea dos Estados Unidos até uma altitude próxima a 100 mil pés (aproximadamente 30 quilômetros). Seu lançamento será feito por um foguete. Em seguida, as turbinas conhecidas como "scramjets" (de "supersonic-combustion ramjet") entrarão em ação.

A grande aposta dos cientistas da Nasa está nessas turbinas, que não precisam de oxigênio líquido para combinar com o combustível, no caso o hidrogênio. No novo tipo de propulsão, todas as moléculas necessárias para a explosão de energia são retiradas da própria atmosfera. Sem a necessidade de um tanque de oxigênio líquido a bordo, o veículo, seja ele uma espaçonave ou avião supersônico, fica mais leve, menor e mais rápido.

Se o X-43A conseguir atingir a velocidade do som movido apenas pelas turbinas que retiram oxigênio da atmosfera, entrará para a história. Até hoje, isso nunca ocorreu e essa será a segunda tentativa da Nasa. Em junho de 2001, logo após o despregamento do X-43A do B-52, a operação teve que ser interrompida. Os cientistas decidiram, então, destruir o foguete que estava saindo do seu curso original.

O registro das informações científicas do teste vai ocorrer na velocidade que deverá ser atingida pelo veículo, superior a cinco vezes a velocidade do som ou mais de 6 mil km/h. Para efeito de comparação, um avião a jato comercial vôa a cerca de 900 km/h. A Nasa pretende utilizar o sistema desenvolvido pelo projeto em futuros veículos lançadores.

Mais informações, além de fotos e vídeos: www.nasa.gov/missions/research/x43-main.html