Provas para Certificação de Proficiência no Uso e no Ensino e para Certificação de Proficiência na Tradução e Interpretação da Libras serão realizadas nos dias 28 e 30 de setembro
Provas para Certificação de Proficiência no Uso e no Ensino e para Certificação de Proficiência na Tradução e Interpretação da Libras serão realizadas nos dias 28 e 30 de setembro
O Prolibras é um programa promovido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e desenvolvido por instituições de ensino superior. As provas serão realizadas nos dias 28 e 30 de setembro.
Segundo o Inep, a prova é composta por duas partes. A objetiva, no dia 28, terá 20 questões relativas à compreensão da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Os aprovados com pontuação igual ou superior a 12 pontos (em uma escala de 20) estarão habilitados a participar da parte prática, no dia 30.
Poderão se inscrever para o exame pessoas fluentes em Libras, tanto com nível superior completo como com nível médio, também completo. O Prolibras certificará pessoas surdas, fluente em Libras e interessadas em ser professores e instrutores nos cursos de formação de professores e de fonoaudiologia.
O Prolibras também certificará pessoas ouvintes fluentes na tradução e interpretação da linguagem. Os certificados obtidos por meio deste exame poderão ser aceitos, por instituições de ensino superior ou por instituições de educação básica, como títulos que comprovam a competência no uso e no ensino da Libras ou na tradução e interpretação da língua.
A Universidade Federal de Santa Catarina é a responsável pela aplicação da prova. As inscrições para o Prolibras poderão feitas somente pela internet.
Mais informações e edital: http://www.prolibras.ufsc.br
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.