Lançamento do primeiro volume está planejado para janeiro de 2026 (imagem: Pvproductions/Freepik)
Iniciativa da UnB e da USP tem como público-alvo tanto acadêmicos quanto técnicos da prática teatral
Iniciativa da UnB e da USP tem como público-alvo tanto acadêmicos quanto técnicos da prática teatral
Lançamento do primeiro volume está planejado para janeiro de 2026 (imagem: Pvproductions/Freepik)
Agência FAPESP * – A Universidade de Brasília (UnB) e a Universidade de São Paulo (USP) se uniram para criar o projeto “Dicionário Sonoridades da Cena: termos e conceitos”, que reúne atualmente 65 pesquisadores em torno de uma coleção de seis volumes a ser publicada em partes a partir de 2026.
O objetivo da coleção é compilar um dicionário sobre os termos e conceitos do som na cena teatral.
A iniciativa é coordenada por César Lignelli, professor da UnB, e por Rafaella Uhiara, pesquisadora responsável pelo projeto“Arquivos Sonoros de Teatro”, que é apoiado pela FAPESP e desenvolvido na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.
A coleção final contará com seis volumes: quatro deles dedicados a questões vocais, um voltado à música e à sonoplastia e outro focado em tecnologias e ofícios.
Segundo Lignelli, a coleção não seguirá o modelo tradicional de dicionários, que se limitam a oferecer definições objetivas. A proposta é ir além: “O projeto se dedica a, sim, dar respostas rápidas, porque é um dicionário, mas não se contentar com elas”, explica o professor. A ideia é que os verbetes funcionem como pontos de partida para reflexões mais amplas, enriquecidas por indexações e articulações conceituais.
O público-alvo da coleção inclui tanto profissionais acadêmicos quanto técnicos da prática teatral. “A ideia do dicionário era falar também das pessoas que não estão na academia, que a gente chama vulgarmente de ‘galera da graxa’, que são os técnicos de som, sonoplastas, o pessoal que mexe nos cabos, que microfona…”, destaca Lignelli.
Como surgiu a iniciativa
A ideia de compilar um dicionário sobre os termos e conceitos do som na cena teatral surgiu de demandas acadêmicas e profissionais que vinham sendo percebidas em pesquisas paralelas.
Entre os eixos do projeto “Arquivos Sonoros de Teatro”, um dos principais trata justamente do vocabulário usado para descrever o som no teatro. “Recebemos esse material, mas como essas coisas se chamam? A gente não tem nem nome porque no meio do teatro as coisas não são exatamente nomeadas da mesma maneira por todo mundo”, diz Uhiara.
Lignelli enfrentou a mesma inquietação e, em 2021, deu início ao projeto “Sonoridades da cena: termos e conceitos”. A proposta era organizar uma obra de referência, em formato de dicionário, sobre os diferentes aspectos da sonoridade na cena teatral.
A motivação veio, em parte, de sua experiência como editor-chefe do periódico Voz e Cena, onde observou a falta de padronização nos conceitos utilizados pelos autores. “Nesses anos todos, notei que realmente achava que era muito importante ter algo mais concentrado no mesmo espaço, que dissesse respeito àquilo que a gente faz, que a gente pesquisa e que às vezes a gente denomina de formas muito malucas”, conta o professor da UnB.
O encontro entre os dois pesquisadores aconteceu em setembro de 2024, durante a reunião científica da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (Abrace).
Embora com propósitos iniciais distintos — Uhiara voltada à consolidação de uma base de dados e Lignelli com uma abordagem mais pedagógica —, os dois pesquisadores encontraram um ponto de convergência: o interesse pelo vocabulário técnico e conceitual do som na cena teatral.
O primeiro volume do Dicionário Sonoridades da Cena: termos e conceitos está previsto para janeiro de 2026, com os demais tomos sendo lançados até 2028. A equipe segue em negociação com uma editora universitária para viabilizar a publicação.
* Com informações da Agência Universitária de Notícias da USP.
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