Bolsistas vão atuar na Unicamp, na UFSCar e na Embrapa de São Carlos. Objetivo é desenvolver rotas alternativas para converter metano e gás carbônico em metanol (imagem: RAEng_Publications/Pixabay)

Projeto Temático oferece quatro vagas de pós-doutorado em catálise heterogênea
20 de março de 2020

Bolsistas vão atuar na Unicamp, na UFSCar e na Embrapa de São Carlos. Objetivo é desenvolver rotas alternativas para converter metano e gás carbônico em metanol

Projeto Temático oferece quatro vagas de pós-doutorado em catálise heterogênea

Bolsistas vão atuar na Unicamp, na UFSCar e na Embrapa de São Carlos. Objetivo é desenvolver rotas alternativas para converter metano e gás carbônico em metanol

20 de março de 2020

Bolsistas vão atuar na Unicamp, na UFSCar e na Embrapa de São Carlos. Objetivo é desenvolver rotas alternativas para converter metano e gás carbônico em metanol (imagem: RAEng_Publications/Pixabay)

 

Agência FAPESP – Quatro Bolsas FAPESP de Pós-Doutorado são oferecidas pelo Projeto Temático “Novos processos catalíticos e fotocatalíticos para a conversão direta de metano e CO2 em produtos”. As inscrições devem ser feitas até 31 de março de 2020.

O principal objetivo do projeto é desenvolver rotas alternativas para converter o metano e gás carbônico em metanol.

Uma das vagas está associada ao Grupo de Catálise e Nanomateriais do Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), sob supervisão da professora Daniela Zanchet.

O grupo estuda métodos avançados de síntese, a partir de complexos homometálicos, heterometálicos e óxidos nanoestruturados, associados à caracterização a nível atômico e otimização de desempenho catalítico.

Os candidatos devem ter título de doutor em química ou áreas afins, com experiência em química de coordenação, ciência de superfície e/ou catálise heterogênea. Os interessados devem enviar os seguintes documentos para o e-mail da professora Zanchet (zanchet@unicamp.br): carta descrevendo a experiência e interesse na posição, currículo resumido e duas cartas de recomendação.

Duas outras vagas estão associadas ao grupo do professor José Maria Correa Bueno, do Departamento de Engenharia Química da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Os pós-doutorandos estudarão a obtenção de outros produtos com o metano, como gás de síntese ou materiais à base de carbono.

Os candidatos devem ter doutorado em engenharia química ou áreas afins. É altamente recomendável ter experiência em uma ou mais das seguintes áreas: química computacional, ciência de superfície e catálise heterogênea.

As inscrições para as duas oportunidades deverão ser feitas por e-mail para o professor Bueno (jmcb@ufscar.br). No e-mail deverão ser anexados carta de interesse, curriculum vitae curto e duas cartas de recomendação.

A quarta oportunidade de bolsa é para trabalhar na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Instrumentação, em São Carlos, sob a orientação do professor Cauê Ribeiro de Oliveira. O bolsista participará de pesquisa em que materiais foto-oxidantes como TiO2, SnO2, entre outros, serão sintetizados e analisados quanto à oxidação de metano sob luz, para identificar as melhores condições de reação considerando os rendimentos.

Os candidatos devem possuir o título de doutor em química, ciência de materiais ou áreas afins, com experiência comprovada em ao menos duas das seguintes áreas: síntese de nanopartículas, materiais catalíticos ou fotocatalíticos, caracterização eletroquímica ou cromatografia gasosa.

Os interessados devem enviar currículo com registro ORCID, três referências profissionais para contato e carta de apresentação contendo título e resumo da tese de doutorado e de trabalhos em pós-doutorado anteriores para o e-mail cnpdia.lnna@embrapa.br.

Mais informações sobre as vagas em: www.fapesp.br/oportunidades/3484, www.fapesp.br/oportunidades/3486, www.fapesp.br/oportunidades/3488 e www.fapesp.br/oportunidades/3490.

As oportunidades de pós-doutorado estão abertas a brasileiros e estrangeiros. Os selecionados receberão Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso os bolsistas de PD residam em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precisem se mudar, poderão ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.