Foto: MCT

Projeto quer melhorar o ensino de ciências
16 de julho de 2003

MCT anuncia que estará distribuindo kits educativos para professores de 400 escolas públicas, primeiramente nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste

Projeto quer melhorar o ensino de ciências

16 de julho de 2003

Foto: MCT

Agência FAPESP - Até o fim do ano, 400 escolas públicas brasileiras vão ter melhores condições para ensinar ciências aos seus alunos.

Segundo o projeto do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), apresentado em Recife na 55ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência (SBPC) pelo ministro Roberto Amaral, 400 kits educativos serão distribuídos aos professores públicos nos próximos cinco meses. Será dada prioridade às regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

O ministério ainda não definiu quais serão as escolas beneficiadas pelo projeto, que vai custar aos cofre públicos R$ 2,5 milhões. O critério para definição dos centros de estudo está sendo definido em conjunto com o ministério da Educação.

A informação dada por Jocelino Menezes, secretário de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social, é que todos os professores que vão trabalhar com os kits serão capacitados para que eles possam atuar de forma integrada às suas realidades pedagógicas.

Ao todo, são 50 tipos de experimentos. Todos foram desenvolvidos pela Universidade de São Paulo (USP), por intermédio de seus educadores. Os materiais de ensino são voltados para alunos de quinta a oitava série.

Haverá três níveis temáticos. No básico, as experiências científicas vão abordar duas relações: solo e ambiente além de física e ambiente. No intermediário, os alunos da rede pública terão acesso à informações sobre seres vivos e corpo humano. Os kits avançados são sobre química e física. Todos os experimentos foram desenvolvidos para grupos de dez alunos.