Estudo da UFSCar testa o efeito de intervenções baseadas em atenção plena no controle de sintomas remanescentes pós-cura (foto: Raimund Feher/Pixabay)

Projeto oferece tratamento para mulheres operadas devido a câncer de mama
26 de janeiro de 2021

Estudo da UFSCar testa o efeito de intervenções baseadas em atenção plena no controle de sintomas remanescentes pós-cura

Projeto oferece tratamento para mulheres operadas devido a câncer de mama

Estudo da UFSCar testa o efeito de intervenções baseadas em atenção plena no controle de sintomas remanescentes pós-cura

26 de janeiro de 2021

Estudo da UFSCar testa o efeito de intervenções baseadas em atenção plena no controle de sintomas remanescentes pós-cura (foto: Raimund Feher/Pixabay)

 

Agência FAPESP* – Pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) convidam mulheres que passaram por cirurgia para tratamento do câncer de mama para participar de sessões de atenção plena (mindfulness) com o objetivo de avaliar e tratar possíveis consequências da doença.

A iniciativa é promovida no âmbito do programa “Promoção da saúde baseada em mindfulness”, desenvolvido pelas pesquisadoras Daniela Xavier de Souza e Mônica Jordão, sob orientação da professora Priscilla Hortense, do Departamento de Enfermagem da UFSCar, e coorientação de Marcelo Demarzo, docente do Departamento de Medicina Preventiva da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

A técnica conhecida como atenção plena visa estimular no participante a capacidade de estar atento ao momento, presente de maneira intencional, com abertura, curiosidade e aceitação da própria experiência.

As intervenções baseadas em atenção plena têm sido usadas para o controle dos sintomas remanescentes pós-cura. Também têm sido empregadas no tratamento de condições como ansiedade, estresse, tabagismo e dor.

As atividades da pesquisa serão realizadas on-line e têm como objetivo verificar os efeitos do programa de intervenção baseada em mindfulness na qualidade de vida, imagem corporal, autocompaixão, severidade e interferência da dor, catastrofização da dor, estresse e nível de atenção plena em mulheres que apresentam dor após a realização da cirurgia para o câncer de mama.

Para a pesquisa, estão sendo convidadas voluntárias com 18 anos ou mais, que tenham sido submetidas a cirurgia para tratamento de câncer de mama e que tenham dor relacionada ao procedimento. As candidatas já devem ter encerrado o tratamento quimioterápico e/ou radioterápico há pelo menos seis meses e devem ter computador, celular ou tablet com acesso à internet.

Os critérios de exclusão são: diagnóstico médico de doenças reumatológicas associadas a quadros de dor crônica; ter praticado nos últimos seis meses atividades que incluam estados contemplativos (ioga, meditação, mindfulness); transtorno psiquiátrico grave ou qualquer tipo de demência; e estar em recidiva do câncer de mama, em metástase ou qualquer outro tipo de câncer.

As participantes passarão por uma triagem on-line para verificação dos critérios de elegibilidade e, em seguida, serão divididas em dois grupos aleatoriamente: um que participará do programa de intervenção baseado em atenção plena logo no primeiro momento e outro que participará em um segundo momento. As voluntárias também receberão, por e-mail ou aplicativo de mensagem, um link contendo questões referentes às variáveis estudadas para serem respondidas em pontos estratégicos durante a pesquisa.

As interessadas em participar devem entrar em contato com as pesquisadoras pelo WhatsApp (16) 99711-1827 ou pelo e-mail cirurgiademama@gmail.com até o final do mês de outubro de 2021.

*Com informações da Coordenadoria de Comunicação Social da UFSCar
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.