Teixeira colaborou artisticamente em mais de 300 trilhas sonoras para teatro (foto: Verônica Cristo/Acervo de Tunica Teixeira)

Cultura
Projeto digitaliza o acervo da sonoplasta e diretora de teatro Tunica Teixeira
22 de julho de 2025

Material contém mais de 7 mil itens entre trilhas sonoras, entrevistas e documentos da artista que viveu o teatro em São Paulo por 48 anos

Cultura
Projeto digitaliza o acervo da sonoplasta e diretora de teatro Tunica Teixeira

Material contém mais de 7 mil itens entre trilhas sonoras, entrevistas e documentos da artista que viveu o teatro em São Paulo por 48 anos

22 de julho de 2025

Teixeira colaborou artisticamente em mais de 300 trilhas sonoras para teatro (foto: Verônica Cristo/Acervo de Tunica Teixeira)

 

Agência FAPESP – O projeto “Arquivos Sonoros de Teatro”, apoiado pela FAPESP, está digitalizando o acervo da diretora, produtora e sonoplasta Tunica Teixeira (1949-2012). Todo o material está sendo digitalizado no laboratório do grupo de pesquisa responsável, no Espaço das Artes da Universidade de São Paulo (USP).

Teixeira colaborou artisticamente em mais de 300 trilhas sonoras para teatro, além de fazer trabalhos em eventos, no cinema, na televisão e no rádio. Ela também foi diretora de teatro e responsável pela formação de muitos técnicos e técnicas – os quais preparou para auxiliá-la e para dividir criações ao longo de seus 48 anos de profissão.

Com mais de 7 mil itens, o acervo privado da diretora contém fitas de rolo, fitas cassete, digital audio tapes (DATs), discos de vinil, CDs, minidiscs, roteiros de peças teatrais e diversos documentos em papel, essenciais para o estudo da sonoplastia no teatro, incluindo cadernos de anotações, roteiros sonoros, mapas de equipamentos, textos teatrais anotados e listas de requisitos técnicos.

“Realmente trata-se de um acervo de grande importância, pois nele está registrada toda uma vida de trabalho, dedicação e entrega à arte sonora no teatro”, enfatiza o pesquisador e músico Miguel Eduardo Diaz Antar, responsável pela digitalização dos documentos e bolsista da FAPESP.

No momento, o projeto tem como desafio a realização de um inventário completo do acervo de Teixeira, identificando e catalogando cada unidade de suporte de áudio que se encontra nele.

Segundo Antar, o projeto viabilizou a criação de um laboratório de digitalização. Para isso, foi necessária a compra de equipamentos específicos de leitura para cada suporte de áudio, além de computadores e programas de áudio dedicados ao trabalho característico de digitalização.

“Muitos dos suportes de áudios não tinham sido tocados desde o falecimento de Tunica em 2012. Por conta disso, muitas fitas estão em condições que comprometem sua integridade e precisam ser submetidas a um minucioso processo de limpeza e restauração antes do processo de digitalização em si. Esse trabalho [limpeza, restauração e digitalização] é realizado no próprio laboratório do projeto Arquivos Sonoros de Teatro em cada unidade de suporte do acervo”, destaca o pesquisador.

Antar cita a variedade do conteúdo descoberto no acervo: “Cada fita, cada registro sonoro é um universo sumamente rico. Tenho ouvido muitas peças de teatro, ensaios, efeitos sonoros, entrevistas e muita música. Uma fita de rolo que me deixou muito emocionado foi uma na qual se encontra a gravação da guarânia paraguaia ‘Recuerdos de Yparacai’. Uma composição de 1948 de Demetrio Ortiz com letra de Zulema de Mirkin. Essa guarânia é uma obra emblemática do cancioneiro paraguaio, de repercussão internacional, regravada inúmeras vezes em várias versões por diversos artistas de diferentes países”.

Durante a digitalização do material, o músico descobriu também um conjunto de sete podcasts de Teixeira, em que ela entrevista pessoas e conta casos de sua vida profissional, além de processos de criação.

O acervo, depois de digitalizado e arquivado, ficará, por enquanto, disponível apenas aos pesquisadores ligados a instituições de ensino. “Esse material oferece uma oportunidade única para os pesquisadores compreenderem o processo criativo da sonoplastia e as mudanças tecnológicas que moldaram o teatro em São Paulo. A diversidade de suportes evidencia a evolução dos recursos sonoros utilizados ao longo do tempo”, comenta Antar.
 

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