Equipe vencedora da competição internacional, com os brasileiros Ana Cecilia de Castro,no centro, e Diego Petrella, o segundo da direita para a esquerda (foto: divulgação)

Projeto de teleférico rende prêmio a estudantes da USP
06 de março de 2014

Alunos participaram da competição Business Plan International Competition, na Alemanha

Projeto de teleférico rende prêmio a estudantes da USP

Alunos participaram da competição Business Plan International Competition, na Alemanha

06 de março de 2014

Equipe vencedora da competição internacional, com os brasileiros Ana Cecilia de Castro,no centro, e Diego Petrella, o segundo da direita para a esquerda (foto: divulgação)

 

Agência FAPESP – Um projeto de negócio aproveitando a capacidade não utilizada de carga dos teleféricos, que em geral transportam apenas pessoas, rendeu o primeiro lugar a dois estudantes da Universidade de São Paulo (USP) que participaram, no início deste ano, de uma competição internacional na Alemanha.

Ana Cecilia de Castro e Diego Petrella estavam entre os 12 alunos da universidade paulista contemplados com uma bolsa de empreendedorismo e foram escolhidos para participar da Business Plan International Competition, na Universidade de Bayreuth, na Baviera.

Realizada desde 2007, a competição deste ano teve como tema “Sustainable concepts for inteligente future vehicle mobility”. A USP é uma das universidades parceiras do evento, ao lado da Hong Kong University of Science and Technology, da Universidade de Bayreuth e da Indiana University em Urbana-Champaign, nos Estados Unidos. Divididos em grupos multinacionais de seis alunos, os participantes desenvolveram planos de negócios para a criação de empresas voltadas à solução de problemas de mobilidade urbana.

Castro e Petrella integraram o grupo vencedor, que desenvolveu o projeto Cargo Rope, usando um processo de encaixe de um compartimento removível embaixo do teleféricos transportadores de pessoas.

O segundo lugar ficou com o projeto PanoSolar, que buscou adequar ônibus (em especial, os de turismo) com módulos solares transparentes, ampliando a visibilidade dos turistas e reduzindo o uso de energia fóssil. O projeto Smart2Park, aplicativo para smartphone que auxilia as pessoas a encontrar espaços nos estacionamentos de grandes cidades, ficou com o terceiro lugar.

“Esta foi mais uma ação para incentivar a formação de líderes empreendedores e para a internacionalização de nossos alunos, o que soma ao esforço para tornar a USP uma universidade cada vez mais estimuladora da inovação e do empreendedorismo”, disse o professor Vanderlei Salvador Bagnato, coordenador da Agência USP de Inovação e do Centro de Pesquisas em Óptica e Fotônica (Cepof), com sede em São Carlos, um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) da FAPESP.

Além de participar da competição, os estudantes da USP também estão fazendo estágios em laboratórios universitários e em empresas alemãs por períodos de dois a seis meses.

Mais informações sobre a Agência USP de Inovação www.inovacao.usp.br/
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.