Pesquisadores do Centro de Estudos da Metrópole tiveram oficina para aperfeiçoar edições na Wikipédia (foto: Janaína Simões/Comunicação CEM)

Difusão do Conhecimento
Projeto aperfeiçoa conteúdos de ciências sociais no universo Wiki
20 de maio de 2025

Pesquisadores atuarão na edição e criação de verbetes em língua portuguesa relacionados às áreas de conhecimento do centro dentro da Wikipédia

Difusão do Conhecimento
Projeto aperfeiçoa conteúdos de ciências sociais no universo Wiki

Pesquisadores atuarão na edição e criação de verbetes em língua portuguesa relacionados às áreas de conhecimento do centro dentro da Wikipédia

20 de maio de 2025

Pesquisadores do Centro de Estudos da Metrópole tiveram oficina para aperfeiçoar edições na Wikipédia (foto: Janaína Simões/Comunicação CEM)

 

Agência FAPESP* – O Centro de Estudos da Metrópole (CEM) desenvolve um projeto cooperativo com o Movimento Wikimedia Brasil, organização independente que apoia, no país, projetos da Fundação Wikimedia. Esta, por sua vez, é responsável, em nível mundial, pela Wikipédia, WikiCommons, Wikilivros, Wikidados, Wikiversidade, entre outros.

O CEM é um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP com sedes na Universidade de São Paulo (USP) e no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap).

No início dessa parceria, uma equipe de pesquisadores do CEM atuará na edição e criação de verbetes relacionados às áreas de conhecimento do centro dentro da Wikipédia em língua portuguesa. A primeira oficina sobre a plataforma de edição da Wikipédia foi realizada nas dependências do CEM em março.

No encontro com representantes da Wikimedia Brasil, os pesquisadores puderam entender os princípios da Wikipédia e como utilizar a plataforma de edição de texto para alterar ou criar verbetes. Alexander Hilsenbeck, gestor de Educação e Difusão Científica da Wikimedia Brasil, e Thais May Carvalho, assistente de projeto da organização, fizeram uma apresentação geral sobre a Wikipédia. A seguir, explicaram como usar o sistema de edição e inserção de informações e os participantes puderam, então, fazer exercícios práticos para entender a plataforma.

A parceria do CEM com a Wikimedia Brasil é inspirada na iniciativa do Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática (NeuroMat), outro CEPID apoiado pela FAPESP na USP. A instituição tornou-se referência mundial na oferta de informação estruturada no universo Wiki no campo da matemática, tendo criado mais de 4 mil verbetes e aprofundado outros 21 mil.

“No campo das ciências sociais, não há iniciativas do gênero em língua portuguesa. O CEM atuaria como instituição de referência”, explica Adrian Gurza Lavalle, vice-diretor do CEPID. “Com a parceria, buscamos não só ampliar a visibilidade do CEM, mas contribuir com a difusão de informações baseadas na ciência para o público em geral, que pode ser amplamente atingido por conta da popularidade da Wikipédia”, completa.

Segundo Edney Dias, pesquisador do CEM e um dos coordenadores da iniciativa, uma das atividades iniciais da equipe do CEM na Wikipédia será o aperfeiçoamento de verbetes. “Na nossa análise do conteúdo atual, feita em conjunto com a Wikimedia Brasil, identificamos verbetes que carecem de maior rigor conceitual, mais referenciamento, ou mesmo de ampliação e desdobramento”, comenta.

A equipe também atuará na criação de novos conteúdos. “O número de verbetes de ciências sociais em português é relativamente pequeno, não chegando a 600, dependendo do critério de classificação. Dentro da expertise do CEM há diversos verbetes de áreas específicas que podem ser desenvolvidos, como em políticas públicas e desigualdade”, explica o coordenador.

Os pesquisadores trabalharam, inicialmente, na filtragem e análise crítica dos verbetes existentes e consolidaram um repertório novo. Para isso, foi realizada consulta aos coordenadores do CEM. Nos primeiros meses do projeto, estão previstas intervenções em aproximadamente 150 verbetes, a serem acompanhadas por métricas da Wikipédia na página específica da iniciativa.

“O CEM encara o desafio de levar a um público amplo conteúdo científico social em uma linguagem com menos jargões acadêmicos, acessível e palatável. Esse volume de informação será acessado de forma gratuita e apreciado criticamente no contexto de enciclopédia aberta. Em tempos de desinformação, trata-se de um diálogo tão inovador quanto necessário”, pondera Dias.

* Com informações de Janaína Simões, do CEM.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.