Programa financia projetos de até US$ 60 mil em genômica e biologia molecular de vírus
27 de junho de 2003

Centro Internacional para Engenharia Genética e Biotecnologia pretende financiar cinco estudos sobre doenças virais na América Latina

27 de junho de 2003

O Centro Internacional para Engenharia Genética e Biotecnologia (ICGEB), em parceria com a Organização Panamericana da Saúde (OPS) e a Rede Latino Americana de Ciências Biológicas (Relab), anunciou na semana passada a primeira chamada de propostas de estudos sobre doenças virais para o "Programa de Pesquisa Colaborativa em Biologia Molecular", que irá financiar laboratórios e centros de pesquisa de toda a América Latina, afiliados ao ICGEB.

O ICGEB pretende financiar cinco estudos sobre genômica e biologia molecular de doenças virais, particularmente aquelas que infectam os seres humanos na América Latina, como o HPV, HIV, dengue, rotavírus e hantavírus.

As propostas passarão por uma banca julgadora, formada por consultores internacionais e pelo comitê ad hoc de membros designados pelo ICGEB, OPS e Relab, e, se forem aprovadas, poderão receber financiamento de até US$ 60 mil por projeto. Serão avaliados a capacidade do grupo de pesquisa em desenvolver os estudos, suas qualificações científicas, infra-estrutura e equipamentos existentes. Cada projeto terá duração máxima de 36 meses.

"O ICGEB dará prioridade aos projetos que tenham parcerias com outros centros de pesquisa de diferentes países na América Latina", afirma Andréa de Araújo, analista em Ciência e Tecnologia do MCT.

Os interessados devem encaminhar suas propostas até o dia 31 de julho de 2003 para o ICGEB, na cidade de Trieste, na Itália.

Maiores informações:

Site: www.mct.gov.br