Em solenidade durante as comemorações do 48º aniversário do Ipen, em São Paulo, ministro da C&T Eduardo Campos lança programa para o desenvolvimento de tecnologia nacional de sistemas célula a combustível
Em solenidade durante as comemorações do 48º aniversário do Ipen, em São Paulo, ministro da C&T Eduardo Campos lança programa para o desenvolvimento de tecnologia nacional de sistemas célula a combustível
Segundo o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), ao qual o Ipen está subordinado, o programa tem como objetivo principal viabilizar o desenvolvimento de tecnologia nacional de sistemas célula a combustível (CaC).
Células a combustível são dispositivos eletroquímicos que convertem um combustível, em geral o hidrogênio, diretamente em energia elétrica, com alta eficiência e confiabilidade. Modulares e não-poluentes, proporcionam transição natural para fontes de energia renováveis.
No lançamento, Campos, junto com o presidente da Eletropaulo, Eduardo Bernini, ligou a célula a combustível que passa a alimentar a rede de energia elétrica do prédio do Centro Incubador de Empresas Tecnológicas (Cietec) da Universidade de São Paulo.
O ministro também assinou portaria nomeando o coordenador do Programa Brasileiro de Sistemas Célula a Combustível (Procac), Francelino Grando, e os coordenadores das quatro redes cooperativas de pesquisa que compõem o programa.
Também para comemorar o aniversário do instituto, foi inaugurado o irradiador gama de grande porte. O equipamento, construído com tecnologia nacional, é capaz de esterilizar materiais médicos e descartáveis, reduzir a carga microbiana de alimentos, especiarias, frutas secas e frescas.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.